O cérebro, a visão tridimensional, e as técnicas de obtenção de imagens estereoscópicas

  • Guilherme Carvalhal Ribas Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Eduardo Carvalhal Ribas Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Aldo Junqueira Rodrigues Junior Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Palavras-chave: Neuroanatomia, Vias ópticas, Percepção visual, Imagem tridimensional, Materiais de ensino, Percepção de profundidade.

Resumo

Em forma de artigo de revisão, os autores tratam aqui inicialmente do desenvolvimento filogenético e dos mecanismos oculares e neurais envolvidos com a visão tridimensional estereoscópica, e a seguir descrevem mais detalhadamente as diferentes técnicas disponíveis para a obtenção, impressão, projeção e visualização em monitores de imagens estereoscópicas. O artigo termina mencionando a experiência da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da FMUSP com o desenvolvimento de material didático estereoscópico, utilizando a técnica anaglífica para impressão e a técnica polarizada para projeção, ambas atualmente com tecnologia digital. Esquemas didáticos e imagens estereoscópicas anaglíficas ilustram o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalhal Ribas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Professor Livre-Docente de Cirurgia e Coordenador do Setor de Neuroanatomia Aplicada da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Eduardo Carvalhal Ribas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Acadêmico do 6º ano do Curso de Graduação de medicina da  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Aldo Junqueira Rodrigues Junior, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Professor Titular da Disciplina de Topografia Estrutural Humana do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Publicado
2006-09-29
Como Citar
Ribas, G., Ribas, E., & Rodrigues Junior, A. (2006). O cérebro, a visão tridimensional, e as técnicas de obtenção de imagens estereoscópicas. Revista De Medicina, 85(3), 78-90. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v85i3p78-90
Seção
Aprendendo