Reações adversas a drogas (R.A.D.)

  • Antonio Abilio Motta Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
  • Pedro Giavina Bianchi Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
Palavras-chave: Hipersensibilidade a drogas, Hipersensibilidade/classificação, Doença medicamentosa/epidemiologia, Efeito secundário.

Resumo

A conseqüência do rápido desenvolvimento de novas drogas para tratamentos e diagnósticos de doenças humanas tem levado a aumento na incidência de reações adversasa estas drogas, podendo acarretar um aumento de morbidade e até mortalidade. Sem dúvida,as drogas são responsáveis pela maioria das doenças iatrogênicas. Felizmente as maiorias das reações adversas não são graves, porém nem sempre é possível prever se uma droga pode causar algum dano ao paciente. Neste artigo os autores discutem a epidemiologia,classificação, sensibilização, características clínicas, mecanismos imunológicos envolvidos, hipersensibilidade Tipo I, II, III e IV, quadro clínico, diagnóstico, tratamento e profilaxia dasreações adversas a drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Abilio Motta, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
Doutor em Alergia e Imunopatologia pela Faculdade de Medicina da USP. Assistente do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Responsável pelo Ambulatório de Reações Adversas a Drogas do Serviço de Imunologia e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Pedro Giavina Bianchi, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
Doutor em Alergia e Imunopatologia pela Faculdade de Medicina da USP. Assistente do Serviço de Imunologia Clínicae Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Responsável pelo Ambulatório de Asma do Serviço de Imunologia eAlergia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Publicado
2005-03-26
Como Citar
Motta, A., & Bianchi, P. (2005). Reações adversas a drogas (R.A.D.). Revista De Medicina, 84(1), 10-17. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p10-17
Seção
Aprendendo