As alergias respiratórias

  • Clóvis Eduardo Santos Galvão Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas
  • Fábio F. Morato Castro Universidade de São Paulo,Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
Palavras-chave: Doenças respiratórias/diagnóstico, Imunologia, Doenças respiratórias/fisiopatologia, Doenças respiratórias/terapia, Imunoterapia.

Resumo

As alergias respiratórias, que clinicamente compreendem asma e rinite, caracterizam-se por uma reação de hipersensibilidade tipo I, pois resultam da interação de alérgenos ambientais com anticorpos IgE específicos. São doenças multifatoriais causadas pela interação de fatores genéticos e exposição a fatores ambientais. O processo inflamatório é considerado atualmente o principal evento fisiopatológico. O diagnóstico preciso com identificação do(s) alérgeno(s) envolvido(s) (determinação de IgE específica in vivo ou in vitro), a intensidade dos sintomas, e o conhecimento da fisiopatologia são os elementos básicos para se estabelecer o melhor tratamento.Os estudos mostram que, com medicação apropriada, orientação e educação adequadas,as alergias respiratórias podem ser bem controladas com prejuízo mínimo da qualidade devida do paciente. Existem evidências clínicas, epidemiológicas e fisiopatológicas mostrando forte associação entre asma, rinite e sinusite (ou rinossinusite) e polipose nasal, o que tem levado alguns estudiosos a propor termos que indiquem a íntima inter-relação entre estes processos,como vias aéreas unidas. A OMS e outras sociedades de especialidades, implementaram a iniciativa ARIA (Allergic rhinitis and its impact on asthma) com os objetivos de avaliar melhor a inter-relação rinite/asma, transformar novos conhecimentos em recomendações para o controlee prevenção, aumentar a consciência sobre a rinite e suas consequências para a saúde pública, fazer com que o tratamento eficaz para a rinite esteja disponível e seja acessível para todos os pacientes que necessitarem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Eduardo Santos Galvão, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas
Médico Assistente Doutor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP
Fábio F. Morato Castro, Universidade de São Paulo,Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
Professor Associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e Supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Publicado
2005-03-26
Como Citar
Galvão, C., & Castro, F. (2005). As alergias respiratórias. Revista De Medicina, 84(1), 18-24. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p18-24
Seção
Artigos Médicos