As alergias respiratórias

Autores

  • Clóvis Eduardo Santos Galvão Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas
  • Fábio F. Morato Castro Universidade de São Paulo,Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p18-24

Palavras-chave:

Doenças respiratórias/diagnóstico, Imunologia, Doenças respiratórias/fisiopatologia, Doenças respiratórias/terapia, Imunoterapia.

Resumo

As alergias respiratórias, que clinicamente compreendem asma e rinite, caracterizam-se por uma reação de hipersensibilidade tipo I, pois resultam da interação de alérgenos ambientais com anticorpos IgE específicos. São doenças multifatoriais causadas pela interação de fatores genéticos e exposição a fatores ambientais. O processo inflamatório é considerado atualmente o principal evento fisiopatológico. O diagnóstico preciso com identificação do(s) alérgeno(s) envolvido(s) (determinação de IgE específica in vivo ou in vitro), a intensidade dos sintomas, e o conhecimento da fisiopatologia são os elementos básicos para se estabelecer o melhor tratamento.Os estudos mostram que, com medicação apropriada, orientação e educação adequadas,as alergias respiratórias podem ser bem controladas com prejuízo mínimo da qualidade devida do paciente. Existem evidências clínicas, epidemiológicas e fisiopatológicas mostrando forte associação entre asma, rinite e sinusite (ou rinossinusite) e polipose nasal, o que tem levado alguns estudiosos a propor termos que indiquem a íntima inter-relação entre estes processos,como vias aéreas unidas. A OMS e outras sociedades de especialidades, implementaram a iniciativa ARIA (Allergic rhinitis and its impact on asthma) com os objetivos de avaliar melhor a inter-relação rinite/asma, transformar novos conhecimentos em recomendações para o controlee prevenção, aumentar a consciência sobre a rinite e suas consequências para a saúde pública, fazer com que o tratamento eficaz para a rinite esteja disponível e seja acessível para todos os pacientes que necessitarem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clóvis Eduardo Santos Galvão, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clinicas
    Médico Assistente Doutor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP
  • Fábio F. Morato Castro, Universidade de São Paulo,Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas
    Professor Associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e Supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Downloads

Publicado

2005-03-26

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Galvão, C. E. S., & Castro, F. F. M. (2005). As alergias respiratórias. Revista De Medicina, 84(1), 18-24. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i1p18-24