Diagnóstico sindrômico

Autores

  • Paolo José Biselli Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • José Antonio Atta Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i3-4p95-101

Palavras-chave:

Anamnese, Diagnóstico, Técnicas de diagnóstico e procedimentos

Resumo

O raciocínio clínico diagnóstico mudou muito ao longo dos anos, partindo de diagnóstico (e tratamento) de sinais e sintomas para, nos dias de hoje, fazermos diagnósticos mais precisos, visando o melhor tratamento. A partir da anamnese e usando técnicas de raciocínio diagnóstico hipotético-dedutivo ou reconhecimento de padrão (as duas mais utilizadas), procura-se, a partir de diagnósticos sindrômicos, chegar a diagnósticos etiológicos. Apesar de todo o acúmulo tecnológico dos últimos anos, a anamnese e o raciocínio diagnóstico continuam sendo os métodos mais eficazes para solucionar (ou pelo menos direcionar da melhor maneira possível) os problemas de nossos pacientes. Uma das maneiras de facilitar esse trabalho parte de diagnósticos sindrômicos para direcionar o raciocínio e a investigação. Partindo de três diagnósticos sindrômicos (insuficiência cardíaca, hepatoesplenomegalia e síndrome consumptiva) damos exemplos de como chegar ao diagnóstico etiológico, usando principalmente o raciocínio hipotético-dedutivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paolo José Biselli, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Médico, Pós-graduando (doutorado) Universidade de São Paulo da Faculdade de Medicina FMUSP.
  • José Antonio Atta, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica
    Prof. Colaborador do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Coordenador das Disciplinas de Propedêutica Clínica I e II.

Downloads

Publicado

2005-12-15

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Biselli, P. J., & Atta, J. A. (2005). Diagnóstico sindrômico. Revista De Medicina, 84(3-4), 95-101. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v84i3-4p95-101