Propedêutica neurológica do recém-nascido e sua evolução

Autores

  • José Luiz Dias Gherpelli Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p22-33

Palavras-chave:

Desempenho psicomotor, Desenvolvimento infantil, Exame neurológico/métodos, Recém-nascido, Prematuro.

Resumo

O autor descreve a propedêutica neurológica do recém-nascido a termo e pré-termo, tecendo considerações sobre as técnicas de exame mais freqüentemente empregadas na prática clínica e as síndromes neurológicas observadas no período neonatal. Posteriormente, descreve os padrões de desenvolvimento
observados em crianças normais nos primeiros anos de vida, nas áreas motora, de linguagem, coordenação motora e adaptativa, descrevendo os testes mais comuns utilizados na avaliação das crianças pré-escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Luiz Dias Gherpelli, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas.

    Livre Docente em Neurologia Infantil pela FMUSP. Médico do Serviço de Neurologia Infantil da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Neurologista Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein.

Downloads

Publicado

2003-12-29

Edição

Seção

Aprendendo

Como Citar

Gherpelli, J. L. D. (2003). Propedêutica neurológica do recém-nascido e sua evolução. Revista De Medicina, 82(1-4), 22-33. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p22-33