Análise de uma intervenção coletiva realizada no Projeto de Extensão Jornada Universitária da Saúde (JUS) sob a perspectiva da atuação interprofissional

Autores

  • Abraão Deyvid Alves de Lima Barreto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Bruna de Almeida Ocana Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Gessika Costa Bueno Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Juliana Romero Scharra Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Karen Sayuri Kameyama Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública
  • Nathalia Santos de O. Brizola Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Thaís Souza Pereira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p141-147

Palavras-chave:

Equipe de assistência ao paciente, Pessoal de saúde/educação, Pesquisa interdisciplinar, Promoção da saúde, Eventos científicos e de divulgação, Capacitação.

Resumo

A atuação conjunta de profissionais de saúde das mais variadas áreas promove a prática colaborativa na prestação de serviços, com base na integralidade do sistema, envolvendo pacientes e suas famílias, cuidadores e comunidades, em trabalhos clínicos ou não clínicos que visem promoção e educação em saúde em todos os níveis da rede de serviços1. Embora essencial, o trabalho interprofissional na área de saúde ainda é pouco explorado durante a graduação em áreas da saúde, entretanto, existem atividades de Extensão Universitária, que promovem a interação entre as mais variadas áreas de Saúde. O presente trabalho teve como objetivo analisar: a atuação de estudantes de seis diferentes cursos de saúde, no projeto Jornada Universitária da Saúde (JUS) da Universidade de São Paulo (USP), no desenvolvimento e execução de atividade de intervenção interprofissional com intuito de promoção e educação em Saúde para gestantes e mães de crianças com até um ano de idade, na cidade de Barra do Chapéu, interior paulista, no ano de 2012, bem como a repercussão de atividades interdisciplinares, como esta, para a formação universitária destes futuros profissionais.

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Biografia do Autor

  • Abraão Deyvid Alves de Lima Barreto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmico1. do segundo ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: abraaousp100@gmail.com
  • Bruna de Almeida Ocana, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmica do segundo ano do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. E-mail: bruna.ocana@usp.br
  • Gessika Costa Bueno, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmica do terceiro ano do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: gessikacostabueno@gmail.com
  • Juliana Romero Scharra, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

    Acadêmica do segundo ano do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: juscharra@gmail.com

  • Karen Sayuri Kameyama, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

    Acadêmica do quarto ano do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E-mail: karenkameyama@gmail.com

  • Nathalia Santos de O. Brizola, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmica do segundo ano do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: nabrizola@gmail.com
  • Thaís Souza Pereira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmica do terceiro ano do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E-mail: thaissp26@gmail.com

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Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barreto, A. D. A. de L., Ocana, B. de A., Bueno, G. C., Scharra, J. R., Kameyama, K. S., Brizola, N. S. de O., & Pereira, T. S. (2013). Análise de uma intervenção coletiva realizada no Projeto de Extensão Jornada Universitária da Saúde (JUS) sob a perspectiva da atuação interprofissional. Revista De Medicina, 92(2), 141-147. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p141-147