Ayurveda – a medicina clássica indiana

  • Antonio Cesar Ribeiro Silva Deveza Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria
Palavras-chave: Medicina Ayurvédica, Medicina integrativa, Saúde holística, Cuidados médicos, Terapias mente-corpo, Filosofia médica, Medicina tradicional, História da medicina, Ioga, Diagnóstico precoce.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar de forma sucinta as bases da Medicina Clássica Indiana, o Ayurveda. A palavra sânscrita Ayurveda significa literalmente o conhecimento (veda) da longevidade (ayus). Apresentamos um histórico das principais influências de outras medicinas ancestrais que conviveram com o Ayurveda, principalmente graças às várias invasões que o território indiano sofreu ao longo de toda sua história. Diferenciamos o Ayurveda de caráter experimental e de refinada observação de sintomas e sinais das doenças de outras formas de medicina mística praticadas no mesmo território indiano por sacerdotes brâmanes ritualistas. São delineados os princípios fundamentais do Ayurveda, desde a Filosofia Samkhya que oferece suas bases metafísicas, passando pela doutrina dos três humores (tridosha vidya) e dos cinco elementos básicos, pela fisiopatologia com a descrição das várias etapas evolutivas das doenças e seus prognósticos e pela funcionalidade dos sete tecidos corporais, tanto na sua forma saudável como patológica. Descrevemos também os canais de circulação (srotamsi) com suas respectivas funções de conduzir materiais densos como o sangue, a transpiração, as fezes e a urina, bem como os canais de energia sutil responsáveis pela condução dos pensamentos e das funções mentais. As técnicas de diagnóstico são também apresentadas em conjunto com as variadas formas de tratamento, baseadas em terapias mente-corpo como as práticas de ioga e meditação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Ribeiro Silva Deveza, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria
ProSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade. Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Publicado
2013-09-30
Como Citar
Deveza, A. C. (2013). Ayurveda – a medicina clássica indiana. Revista De Medicina, 92(3), 156-165. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i3p156-165
Seção
Artigos