Yoga e yogaterapia

  • Antonio Cesar Ribeiro Silva Deveza Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria
Palavras-chave: Ioga, Meditação, Relaxamento, Qualidade de vida, Terapias mente-corpo, Terapia de relaxamento.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um breve histórico do Yoga, desde a sua história conhecida, apresentar as escolas de pensamento que influenciaram no seu desenvolvimento, sobretudo descrevendo as bases metafísicas encontradas na Filosofia Samkhya. Apontamos as linhas de Yoga mais importantes que são descritas em textos de grande relevância do passado, evidenciando os textos de maior autoridade. Definimos os princípios básicos do Yoga, bem como as evoluções do pensamento ao longo do tempo influenciadas pelas novas formas de entender o Yoga, sobretudo após o surgimento do movimento tântrico. Apontamos com precisão o tema do Aprisionamento e da Libertação como o foco central do Yoga, que acredita que as impressões latentes, ou experiências acumuladas pelas vivências cotidianas, são a causa principal, pelo apego que geram, dos renascimentos constantes e do consequente aprisionamento. Finalmente, discorremos rapidamente sobre o uso do Yoga como terapia, mais modernamente, utilizando as técnicas de purificação, as posturas, os exercícios respiratórios e de meditação para tratamento de doenças físicas e mentais. Estudos em fisiologia integrada com grupos multidisciplinares devem permitir que as técnicas de Yoga sejam mais extensamente utilizadas como complementares nos tratamentos de doenças físicas e mentais expandindo os resultados positivos já demonstrados em pesquisas realizadas em importantes centros mundiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Ribeiro Silva Deveza, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria
ProSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade. Instituto de Psiquiatria, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.
Publicado
2013-09-30
Como Citar
Deveza, A. C. (2013). Yoga e yogaterapia. Revista De Medicina, 92(3), 204-212. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i3p204-212
Seção
Artigos