Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Educação médica em terapêuticas não convencionais

Marcus Zulian Teixeira, Chin An Lin

Resumo


A demanda da população pela medicina alternativa e complementar (CAM) vem aumentando substancialmente nas últimas décadas, exigindo dos médicos noções básicas dessas diversas terapias, a fim de que possam orientar os pacientes em tratamentos diferentes dos que estão habituados a prescrever. Assim sendo, compete às escolas de medicina propiciar aos estudantes o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens práticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. A presente revisão tem o propósito de fomentar a discussão sobre o ensino de terapêuticas não convencionais nas escolas de medicina, enfocando o interesse da população e da classe médica, a importância das iniciativas na graduação e na pós-graduação (residência), e as perspectivas da educação médica em terapêuticas não convencionais.


Palavras-chave


Educação médica; Terapias complementares; Homeopatia; Acupuntura; Currículo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p224-235

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.