Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos

Autores

  • Marcus Zulian Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p242-263

Palavras-chave:

Experimentação medicamentosa/patogenicidade, Sintomas patogenéticos, Patogenesia homeopática, Ensaio clínico fase I, Sintomas clínicos em homeopatia, Fontes da matéria médica.

Resumo

A experimentação ou ensaio patogenético homeopático (EPH) é o método de investigação clínico-farmacológica utilizado pela homeopatia para conhecer as manifestações patogenéticas (sinais e sintomas) que as substâncias despertam nos seres humanos, possibilitando a aplicação do princípio da similitude terapêutica. Instrumento indispensável na assistência, na pesquisa e no ensino da homeopatia, apresenta modelos de aplicação diversos ao longo destes dois séculos de prática homeopática, através dos quais milhares de substâncias foram experimentadas em indivíduos humanos sadios e tiveram suas manifestações sintomáticas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas. Apesar da sua importância no desenvolvimento da episteme homeopática, a Homeopatia Brasileira carece, na atualidade, de protocolos de pesquisa patogenética condizentes com as exigências da metodologia científica moderna, que tornariam os testes mais confiáveis e facilitariam sua aprovação perante os comitês de ética em pesquisa das instituições que pretendam executá-los. Este protocolo de experimentação patogenética homeopática foi desenhado com o intuito de suprir esta demanda, seguindo os passos e as exigências necessárias à elaboração de um projeto de pesquisa clínica em humanos, a fim de disponibilizar uma sistemática que permita a uniformização do procedimento e sua aplicação nas diversas instâncias que se proponham a realizar pesquisa patogenética homeopática. A possibilidade da publicação deste protocolo numa revista indexada e de livre acesso, permitindo a ampla divulgação de um tema imprescindível ao entendimento e ao progresso da homeopatia, facilita o esclarecimento da racionalidade científica homeopática perante a classe médica e a disseminação da proposta perante o movimento homeopático brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teixeira, M. Z. (2013). Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos. Revista De Medicina, 92(4), 242-263. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i4p242-263