O papel do estresse e de acontecimentos cotidianos para o desenvolvimento da depressão na terceira idade

Autores

  • Gustavo Rosa Gameiro Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Isabela Pasqualini Minguini Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Tania Correa de Toledo Ferraz Alves Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Psiquiatria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i1p31-40

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Acontecimentos que mudam a vida, Depressão, Idoso, Envelhecimento/psicologia, Qualidade de vida/psicologia.

Resumo

A prevalência de episódios de depressão em idosos leva a prejuízos em vários aspectos da vida diária, incluindo qualidade de vida, morbimortalidade e, também aumento da taxa de suicídio. O estresse e eventos cotidiano são, frequentemente, gatilhos para a depressão que se afloram na idade avançada. A revisão que se segue objetivou explorar os aspectos relacionados ao início da depressão na terceira idade, com foco psicossocial e no estresse. Para tanto, nós sistematicamente revisamos artigos publicados na base de dados Medline (2003-2013). A partir disso, verificou-se que a depressão nos idosos é um distúrbio complexo que está associado mais prevalentemente a aspectos psicossociais e ao estresse crônico do que a características genéticas e biomarcadores. Solidão, estresse diário e crônico ao longo da vida, falta de apoio social, luto e aspectos econômicos, tais como aposentadoria e perda de emprego, são os principais riscos para se desenvolver sintomas depressivos. Ademais, acontecimentos considerados negativos, eventos estressantes que se acumularam ou traumas não tratados durante a vida foram relacionados à piora da saúde mental na idade avançada. Tais eventos podem causar diferentes impactos em culturas e estilos de vida distintos. As consequências também dependem da duração ou do período da vida em que os episódios ocorreram. O tratamento da depressão no idoso deve ser baseado em medicações e psicoterapia, a fim de tratar aspectos psicológicos. Nesse sentido, destaca-se a terapia com base na revisão e análise de vida. Estas perspectivas de tratamento são importantes devido a possibilidade de desenvolver estratégias alvo específicas, a fim de prevenir esses fatores de risco e melhorar a qualidade de vida do idoso. Muitos pontos foram contraditoriamente relacionados, ou seja, artigos que estudaram os mesmos fatores divergiram nas conclusões. Diante disso, nós agrupamos os artigos mais relevantes com convergência de conclusões. Não obstante, há assuntos que necessitam de mais estudos, considerando a relevância do tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Rosa Gameiro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, Brasil.
  • Isabela Pasqualini Minguini, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, São Paulo, Brasil.
  • Tania Correa de Toledo Ferraz Alves, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Psiquiatria
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Psiquiatria. São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gameiro, G. R., Minguini, I. P., & Alves, T. C. de T. F. (2014). O papel do estresse e de acontecimentos cotidianos para o desenvolvimento da depressão na terceira idade. Revista De Medicina, 93(1), 31-40. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i1p31-40