Novas características das endemias em centros urbanos

Autores

  • Maria Aparecida Shikanai-Yasuda Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
  • Ana Marli Christovam Sartori Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
  • Cristina Maria de Fátima Guastini Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
  • Marta Heloísa Lopes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v79i1p27-31

Palavras-chave:

Doenças endêmicas, Doença de Chagas, Transfusão de sangue, Aids.

Resumo

A invasão desordenada de ecótopos naturais, a falta de controle de vetores biológicos de doenças infecciosas, as mudanças nas interações-hospedeiro-parasito em condição de imunodepressão e as alterações dos agentes infecciosos são alguns dos fatores relacionados a emergência de várias doenças infecto-parasitárias, entre as quais a dengue, a infecção por hantavírus, a leishmaniose, a tuberculose, a infecção por Trypanosoma cruzi. A migração de grandes contigentes populacionais do campo para as metrópoles propiciou a endemização de algumas doenças tipicamente de ambientes rurais como a Doença de Chagas. Estima-se que cerca de 60% de 5 000 000 de brasileiros infectados por Trypanosoma cruzi vivam em centros urbanos principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Como consequência da urbanização da endemia e do controle do principal vetor da doença no Brasil, Triatoma infestam, a transmissão por transfusão de sangue e hemoderivados adquiriu grande importância como mecanismo de perpetuação da moléstia no país. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Shikanai-Yasuda, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
    Professora Titular, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
  • Ana Marli Christovam Sartori, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
  • Cristina Maria de Fátima Guastini, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
  • Marta Heloísa Lopes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.
    Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hospital das Clínicas, Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias.

Publicado

2000-02-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Shikanai-Yasuda, M. A., Sartori, A. M. C., Guastini, C. M. de F., & Lopes, M. H. (2000). Novas características das endemias em centros urbanos. Revista De Medicina, 79(1), 27-31. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v79i1p27-31