Avaliação do conhecimento na requisição correta dos exames de imagem dos internos de 5o e 6o ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP

Autores

  • Caroline Foltran Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Lucianna Rossi Pizzol Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Mayara Lucy Guimarães Castro de Santana Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Marcio Robortella Fernandes Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p126-134

Palavras-chave:

Radiologia/educação, Radiologia/métodos, Atenção primária à saúde, Educação médica, Estudantes de medicina.

Resumo

INTRODUÇÃO: A radiologia é uma especialidade médica em constante processo de modernização. Além da maior disponibilidade e funcionalidade dos métodos, maior é a demanda dos pacientes por exames. No entanto, nota-se uma inversão de valores na prática médica, no qual é comum o pedido de exames complementares de forma incorreta e indiscriminada a fim de suprir a anamnese falha. O estudo objetivou avaliar o conhecimento dos internos de 5º e 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC) acerca da disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. METODOLOGIA: É um estudo de delineamento transversal quantitativo analítico, pautado em questionários aplicados nos acadêmicos do 5º e 6º ano da FMUMC. Os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab e os participantes foram classificados de acordo com o percentual de desempenho: bom (≥ 60%), satisfatório (50-59,9%) e insatisfatório (≤49,9%). RESULTADOS: Após análise criteriosa de 114 questionários, as perguntas com maior índice de reprovação abordaram os seguintes temas com o respectivo percentual de erro: apontar os métodos diagnósticos associados a contraste (100%) e exame de primeira escolha para fratura óssea (97,37%), pneumonia (92.11%) e pneumotórax (90,8%). A média de acerto do questionário foi de 51,6% e o percentual da classificação final: bom desempenho (11,20%), satisfatório (50%) e insatisfatório (38,80%). DISCUSSÃO: Observou-se uma alta taxa de erros, principalmente em perguntas relacionadas a questões básicas de Radiologia. Destaca-se a falta de conhecimento dos acadêmicos acerca dos custos dos exames frente ao enorme gasto público brasileiro com exames solicitados desnecessariamente. As patologias mais frequentes de pronto atendimento foram negligenciadas e com pior desempenho dos participantes. CONCLUSÃO: Enfatiza-se a boa formação acadêmica na disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, por se tratar de uma ferramenta fundamental na prevenção na solicitação indiscriminada e incorreta de exames complementares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Foltran, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
    Acadêmicas de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
  • Lucianna Rossi Pizzol, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
    Acadêmicas de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
  • Mayara Lucy Guimarães Castro de Santana, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
    Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
  • Marcio Robortella Fernandes, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
    Docente Titular da Disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Foltran, C., Pizzol, L. R., Santana, M. L. G. C. de, & Fernandes, M. R. (2015). Avaliação do conhecimento na requisição correta dos exames de imagem dos internos de 5o e 6o ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Revista De Medicina, 94(2), 126-134. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p126-134