O Mini-CEX na avaliação de habilidades clínicas na graduação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p35-39

Palavras-chave:

Avaliação Educacional., Educação de graduação em medicina, Estudos de avaliação, Exames médicos, Competência clínica, Avaliação educacional, Estudantes de medicina, mini-CEX

Resumo

Introdução: Instrumentos de avaliação de habilidades clínicas na medicina são importantes para a análise do conhecimento, habilidades e atitudes do estudante. Dentre eles, o Mini Clinical Evaluation Exercise (mini-CEX) vem se destacando por avaliar o estudante em ambiente real de prática, além de fornecer feedback imediato. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação do instrumento mini-CEX na graduação do curso de medicina. Métodos: As bases de dados pesquisadas foram: Eric, Pubmed e Science Direct. Através de duas estratégias de busca diferentes: Busca A, com período de pesquisa de 2011 a 2016 e a Busca B, com intervalo de 2006 a 2016, foram incluídos artigos que abordam o mini-CEX como instrumento de avaliação das habilidades clínicas em acadêmicos de medicina. Foram consideradas as características gerais dos estudos, o uso do mini-CEX na graduação médica e os critérios avaliados por esse instrumento. Resultados: Dos 140 artigos encontrados, três atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos avaliaram as habilidades clínicas dos estudantes de medicina com o uso do mini-CEX, a partir da: habilidade de comunicação, atitude/profissionalismo, humanização, raciocínio clínico, habilidades de aconselhamento, organização/eficiência e competência clínica geral. Dentre essas competências, a anamnese, o exame físico e a capacidade de comunicação são melhores avaliados pelo mini-CEX quando comparado a outros métodos de avaliação de competências. Além disso, competências como comportamentos pessoal e profissional obtiveram as maiores pontuações gerais. Conclusões. O mini-CEX parece ser uma ferramenta eficaz, de fácil aplicação e confiável na avaliação das habilidades clínicas dos acadêmicos de medicina.

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Biografia do Autor

  • Abdias Pereira Diniz Neto, Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste - Núcleo de Ciências da Vida

    Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV) – Caruaru, PE, BR.

  • Clarice Freitas Timóteo de Lima, Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

    Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV) – Caruaru, PE, BR.

  • Kelly Rayane Paiva Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

    Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV) – Caruaru, PE, BR.

  • Ruana Manso Porfírio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

  • Roberto Santos Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

    Professor Auxiliar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV). Caruaru, PE, BR. 

  • Raphaella Amanda Maria Leite Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV)

    Professor Auxiliar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Acadêmico do Agreste (CAA) – Núcleo Ciências da Vida (NCV). Caruaru, PE, BR. 

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Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

O Mini-CEX na avaliação de habilidades clínicas na graduação médica. (2020). Revista De Medicina, 99(1), 35-39. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p35-39