Programa Saúde e Cidadania”: a contribuição da extensão universitária na Amazônia para a formação médica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i1p6-11Palavras-chave:
Educação médica, Relações comunidade-instituição, Aprendizagem, Educação em saúde.Resumo
Com destaque à importância na formação médica, relata-se a experiência vivida por discentes e docentes de medicina em parceria com os residentes multiprofissionais em saúde num programa de extensão no interior do Amazonas. O resultado da imersão destes autores na realidade comunitária e de suas vivências práticas, individuais e coletivas, dentro do “Programa Saúde e Cidadania” em municípios do interior do Amazonas, entre fevereiro de 2012 e julho de 2015, é descrito numa abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Desde 2012, mais de 50 acadêmicos puderam estar presentes nas viagens de campo, programadas e executadas pelos próprios alunos sob orientação da equipe de coordenadores e docentes do Programa, em parceria com multiprofissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os graduandos do curso de medicina têm a oportunidade de imergir na realidade destas comunidades e, assim, vislumbrar o contexto social, as peculiaridades territoriais e os Determinantes Sociais em Saúde que influenciam no processo saúde-doença. As vivências neste programa de extensão colaboraram para integrar criticidade, humanização e trabalho em equipe à formação técnica da grade, possibilitando que se formem médicos mais sensíveis às propostas do Sistema Único de Saúde.