Úlceras venosas em membros inferiores

Autores

  • Johnny Leandro Conduta Borda Aldunate Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica
  • Cesar Isaac Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica, Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04)
  • Pedro Ribeiro Soares de Ladeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Viviane Fernandes Carvalho Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica, Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04)
  • Marcus Castro Ferreira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Disciplina de Cirurgia Plástica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v89i3/4p158-163

Palavras-chave:

Úlcera varicosa, Úlcera da perna/fisiopatologia, Ferimentos e lesões/fisiopatologia, Extremidade inferior/lesões, Cirurgia plástica.

Resumo

A úlcera venosa crônica de membros inferiores é extremamente desgastante para o paciente e familiares, deteriorando a qualidade de vida e a produtividade das pessoas. Apesar de ser um problema comum nas unidades de saúde, as úlceras venosas não possuem tratamento adequado na maioria dos serviços devido principalmente ao desconhecimento de sua fisiopatologia e dos métodos terapêticos. Entre as medidas terapêuticas complexas descrita na literatura, a prevenção e o diagnóstico precoce são as etapas primordiais para o tratamento adequado desses pacientes, minimizando as sequelas físicas e psicológicas de uma lesão ulcerada em membros inferiores

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Johnny Leandro Conduta Borda Aldunate, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica
    Residente de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Cesar Isaac, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica, Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04)
    Médico membro do Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04) - Divisão de Cirurgia Plástica Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
  • Pedro Ribeiro Soares de Ladeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmico de Medicina membro do Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04) - Divisão de Cirurgia Plástica, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
  • Viviane Fernandes Carvalho, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Divisão de Cirurgia Plástica, Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04)
    Enfermeira membro do Laboratório de Pesquisas em Cultura Celular e Feridas (LIM 04) - Divisão de Cirurgia Plástica, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
  • Marcus Castro Ferreira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Disciplina de Cirurgia Plástica
    Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Diretor da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Úlceras venosas em membros inferiores. (2010). Revista De Medicina, 89(3-4), 158-163. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v89i3/4p158-163