Cinema como recurso de educação em promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p104-108Palavras-chave:
Educação médica, Cinema como assunto, Promoção da saúde. Educação de graduação em medicina.Resumo
na educação, inclusive na graduação da medicina. O objetivo desse artigo é fazer uma revisão bibliográfica sobre o papel do cinema como recurso na educação médica, incluindo a promoção da saúde. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Pubmed e SciELO, utilizando os seguintes descritores: “Education, Medical”, “Motion Pictures as Topic” e “Cinema”. A pesquisa foi realizada em duas fases, na primeira foram utilizados os dois primeiros descritores e, na segunda, o primeiro e o terceiro descritor, pois “Cinema” não foi encontrada nas bases DeCS (Descritores em Saúde Pública) e MeSH (Medical Subject Headings), porém devido a relevância dos artigos com este tema, fez-se necessário incluí-lo na pesquisa. Foram selecionados apenas artigos não pagos publicados nos últimos 10 anos, em língua inglesa e portuguesa. Entre os todos os artigos científicos selecionados, os autores, brasileiros ou não, são unânimes em concordar que os filmes apresentados aos alunos da graduação em medicina, com posterior discussão, colaboram com a sua formação, além de estimular o raciocínio das relações com os pacientes e as suas doenças, incluindo respostas emocionais importantes. Concluindo, para conteúdos relacionados à promoção da saúde, é possível a utilização do cinema para os estudantes da graduação em medicina, porém ainda não existe material específico para essa área.