Os tempos da vida

  • Luiz Menna-Barreto Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Palavras-chave: Cronobiologia Condicionamento reflexo Antecipação Ritmos Biológicos Ritmos Circadianos

Resumo

O tema do tempo tem atraído bastante atenção no ambiente acadêmico contemporâneo. Apresentarei uma abordagem na qual são associados os conceitos de condicionamento reflexo clássico com a cronobiologia, área na qual a dimensão temporal da matéria viva é explorada. O conceito de antecipação é proposto como elo central dessa associação. Discuto a seguir os níveis de determinação que podem ser propostos a partir da observação de fenômenos temporais nos organismos. Concluo com as noções de desafios e armadilhas temporais que parecem caracterizar fortemente os dilemas humanos num mundo globalizado, conduzindo a diferentes processos de adaptação resultantes desses desafios e armadilhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Menna-Barreto, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

biomédico, é professor titular da EACH/USP, atuando nesta unidade desde 2005, tendo antes atuado como docente do ICB/USP entre 1978 e 2004 na área de Fisiologia, mais especificamente Neurofisiologia.

Publicado
2015-08-28
Como Citar
Menna-Barreto, L. (2015). Os tempos da vida. Revista Estudos Culturais, (2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/149521
Edição
Seção
Dossiê Temporalidades