Do clássico às ideias pedagógicas: uma leitura da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire

  • A.C. Champoudry

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar as ideias pedagógicas de Freire presentes na obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, problematizando-a com base nas seguintes questões: De que maneira a obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa pode ser considerada um clássico na formação de professores? Quais ideias pedagógicas presentes na Pedagogia da autonomia contribuem para pensar sobre essa questão? Parte-se da relação entre a concepção de clássicos defendida por Calvino (2007) e a apresentação das ideias pedagógicas desenvolvidas por Freire (1996) no livro, descrevendo-o como um clássico a ser lido no contexto atual. Utiliza-se a noção de clássicos elaborada por Calvino na obra Por que ler os clássicos?, com base nas definições que contribuem para expor os significados de uma leitura clássica em educação. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica da perspectiva de leitora que, apropriando-se (CHARTIER,2001b) das ideias do autor, produz elaborações de modo a contribuir para uma análise da obra. Ao entender a definição de clássico como aquele que nunca terminou de dizer o que tinha para dizer, aquele cuja releitura é uma leitura de descoberta como a primeira e aquele que deixa ruídos em tempos e contextos mesmo que estes sejam incompatíveis com as suas ideias, reafirma--se a leitura do autor e da obra em questão como um clássico que se torna imprescindível no contexto educacional atual em que reiteradas ofensas são imputadas ao ato de educar, às instituições educativas e aos sujeitos que nela estão inseridos. 
PALAVRAS-CHAVE
Leitura; Autonomia; Formação Docente

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Publicado
2020-06-02
Como Citar
Champoudry, A. (2020). Do clássico às ideias pedagógicas: uma leitura da pedagogia da autonomia, de Paulo Freire. Revista Estudos Culturais, 1(5). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/revistaec/article/view/170632
Edição
Seção
ARTIGOS