Alfabetização científica e cartográfica no ensino de ciências e geografia: polissemia do termo, processos de enculturação e suas implicações para o ensino

Autores

  • Veronica Guridi Universidade de São Paulo
  • Valéria Cazetta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-16

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Alfabetização Cartográfica, Processos de enculturação.

Resumo

Neste trabalho realizamos uma análise crítica com relação ao significado do conceito “alfabetização científica” dentro do campo da Educação em Ciências e em Geografia. Constatamos que o termo é ainda bastante polissêmico e que dependendo do enfoque adotado, se seguem diferentes implicações para o ensino de Ciências. Concluímos mostrando uma definição do termo que incorpora elementos dos recentes estudos na área bem como da vertente dos Estudos Culturais em Educação.

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Biografia do Autor

  • Veronica Guridi, Universidade de São Paulo
    Veronica Guridi é professora da Universidade de São Paulo.
  • Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo
    Valéria Cazetta é professora da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

VARIA

Como Citar

Alfabetização científica e cartográfica no ensino de ciências e geografia: polissemia do termo, processos de enculturação e suas implicações para o ensino. (2014). Revista Estudos Culturais, 1(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-16