Literatura Paraguaia/Guaraní - transversalidades

Autores

  • Damián Cabrera Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-13

Palavras-chave:

Literatura Paraguaia Guarani

Resumo

Passando por trabalhos compilatórios dos escritores paraguaios Augusto Roa Bastos e Rubén Bareiro Saguier, e a partir de discursos literários e não literários, analisa-se a ambiguidade fundada na palavra guarani; que designa, indistintamente, uma língua, uma cultura, uma etnia; e que, por metonímia, constitui-se em apelido-gentílico dos paraguaios. Relações entre literatura paraguaia e literatura Guarani são exploradas, desde a perspectiva dos autores citados; tanto conhecedores e divulgadores da mesma, como dois dos poucos paraguaios capazes de ultrapassar um cerco de isolamento cultural graças, em parte, ao exílio político; sob a luz de uma tradição crítica latino-americana hispanizante que, enquanto invisibiliza a literatura paraguaia, contribui com uma mistificação dela, fundada em sua peculiaridade linguística, seja ela real ou inventada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Damián Cabrera, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

    possui graduação em Letras pela Facultad de Filosofía da Universidad Nacional del Este. É mestrando em Estudos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo. Desde 2010 participa do seminário de Crítica Cultural Espacio/Crítica. Desde 2014 integra o coletivo Ediciones de la Ura e a Rede Conceitualismos do Sul.

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Literatura Paraguaia/Guaraní - transversalidades. (2016). Revista Estudos Culturais, 3, 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-13