O brincar e o saber de experiência

uma forma de resistir

Autores

  • Madalena Pedroso Aulicino Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Daniela Signorini Marcílio

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-15

Palavras-chave:

Brincar Experiência Resistência

Resumo

O brincar é uma atividade livre e séria, possui finalidade autônoma e é um intervalo da vida cotidiana (HUIZINGA, 2005; CAILLOIS, 1990). A criança se desenvolve, adquire experiência, constrói e transmite sua cultura lúdica brincando (WINNICOTT, 1979; BROUGÈRE, 2008). Mas, que brincar é esse promovido e recomendado na atualidade? O objetivo desse artigo é refletir sobre a redução do tempo da infância em prol de uma ideologia da produção e do consumo, que valoriza a informação, o conhecimento e o aprendizado técnico e científico, e reduz o “saber de experiência” (BONDÍA, 2002). Nesse contexto, a retomada do brincar como atividade livre e uma experiência de vida seria uma possibilidade de resistência aos valores vigentes. Constatou-se que os Estudos Culturais como estratégia crítica e política podem contribuir para repensar o brincar hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Madalena Pedroso Aulicino, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, licenciatura em Estudos Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras Teresa Martin; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Daniela Signorini Marcílio

    é mestra em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, bacharel em Lazer e Turismo pela mesma instituição, agente do brincar na IPA BRASIL - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura, coordenadora de frente temática no projeto de extensão universitária Banca da Ciência – Difusão dialógica da Ciência na Primeira Infância e na Pré-Adolescência, na EACH - USP.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O brincar e o saber de experiência: uma forma de resistir. (2016). Revista Estudos Culturais, 3, 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-15