A higienização do século XIX e o “contra a corrupção” do século XXI

similaridades no discurso das elites no Brasil

Autores

  • André Vitor Brandão Kfuri Borba Universidade do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-23

Palavras-chave:

Higienização Discurso Sociedade

Resumo

Cada momento histórico é único, mas carrega em si tensões permanentes, num paradoxo entre o novo e o velho, valendo-se de novas experiências sem, entretanto, negar toda a bagagem cultural adquirida. Assim, este trabalho busca relacionar dois momentos distintos da história do Brasil, mas com características em comum: a higienização do início da República e o momento recente, em que estava em jogo o mandato da presidente Dilma Roussef . Por ser o Brasil um país com pouca mobilidade social e sem alterações substanciais no seu controle político, veremos como os interesses das camadas superiores da sociedade se reproduzem e se perpetuam, no intuito de fazer a população aderir a essa ideologia em favor de seus interesses privados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Vitor Brandão Kfuri Borba, Universidade do Estado de São Paulo

    é mestrando em Literatura e Vida Social pela Universidade do Estado de São Paulo, bacharel em Letras-Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina, cronista no Portal Marília Global e professor de Literatura e Redação no CSA Objetivo.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A higienização do século XIX e o “contra a corrupção” do século XXI: similaridades no discurso das elites no Brasil. (2016). Revista Estudos Culturais, 3, 1-23. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i3p1-23