Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar

Autores

  • Maria Elena Infante-Malachias Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-15

Palavras-chave:

Biologia Cultural, Ensino-aprendizagem, Educação.

Resumo

Neste ensaio apresentamos uma reflexão sobre a matriz biológico-cultural da existência humana a partir da epistemologia da Biologia do Conhecer, que considera o conhecimento a partir do sujeito que conhece. A matriz que constitui o cerne da Biologia Cultural corresponde à trama relacional onde o homem surge se realiza e conserva o seu viver humano. Nesta trama relacional que se inicia em um processo histórico que teve a sua origem há bilhões de anos, surgem todos os mundos que vivemos como as distintas dimensões do nosso viver cultural. Discutimos a relevância desta perspectiva, que considera ao mesmo tempo a constituição biológica e a cultura, para as relações humanas do ensinar e aprender e destacamos a possibilidade de transformação que surge ao considerar o outro como um legítimo outro na convivência.

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Biografia do Autor

  • Maria Elena Infante-Malachias, Universidade de São Paulo
    Maria Elena Infante-Malachias é professora da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

VARIA

Como Citar

Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar. (2014). Revista Estudos Culturais, 1(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i1p1-15