Carta do Editor Convidado

Autores

  • Carlos Alberto Dória

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p12-13

Palavras-chave:

História da Alimentação, História das Drogas, Interdisciplinaridade

Resumo

Posto na condição de editor convidado para dar forma a este número da Ingesta, senti-me honrado sobretudo pela confiança em que pudesse situar a nova publicação, já de início, no campo de uma historiografia de certo modo heterodoxa. Heterodoxia já garantida pela filiação da revista ao LEHDA, por si só uma entidade que nasce rompendo paradigmas ao aproximar, como campo de estudo, a alimentação daquilo que as sociedades ocidentais chamaram ao longo do tempo, ou ainda chamam no jargão policial, de “droga”.  Ingesta, ao contrário, aproxima esses domínios igualando-os no tratamento. Este primeiro número deve, no meu entender, servir de chamariz para o mais amplo espectro de intelectuais voltados para o estudo da alimentação ou das drogas, de modo a sentirem que, na Ingesta, qualquer investigação com esses focos, se bem conduzida, terá abrigo em suas páginas. Ingesta quer dar sua contribuição a esse horizonte na medida em que consiga despertar múltiplos interesses entre seus leitores, colocando abaixo os cânones temáticos e as fronteiras disciplinares que hoje organizam o mundo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Dória

Doutor e pós-doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializou-se na área de Sociologia da Alimentação, sendo autor de livros como Formação da culinária brasileira (2014) e, em parceria com o chef de cozinha Marcelo Corrêa Bastos, A culinária caipira da Paulistânia (2018). Fundador do Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo (C5), dedicado a estudar e a divulgar a cultura culinária brasileira, mantém o blog E-BocaLivre, focado na temática.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Dória, C. A. (2019). Carta do Editor Convidado. Revista Ingesta, 1(1), 12-13. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p12-13

Edição

Seção

Editorial