Minas, comida, palavra

perspectivas sobre o patrimônio imaterial e os modos de fazer

Autores

  • José Newton Coelho Meneses Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p83

Palavras-chave:

Cultura material, Patrimônio, Patrimônio imaterial, Tradição artesanal

Resumo

A comunicação propõe refletir sobre a denominada “imaterialidade” de construções culturais identitárias, especificamente, observando a tradição artesanal dos modos de fazer queijo arte- sanal em Minas Gerais. Contrapõe essa ideia do “imaterial” a um repertório de valores fundamentados em cotidiano material, dele parte inseparável, interpretando uma vivência, onde artefatos instrumentais, saberes, práticas rotineiras e experiências complexas denotam os limites da ideia de “patrimônio imaterial”. Reflete, ainda, sobre a memória e a dinâmica experiencial de homens e de mulheres envolvidos no processo. Elas apontam para saberes e práticas manuais que, ao serem pensadas teoricamente, apresentam um repertório complexo de atos e de valores associados ao modo de fazer artesanal do queijo de Minas. Evidencia que tal complexidade fragiliza a síntese convencional do termo “imaterial” na reflexão sobre as culturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Newton Coelho Meneses, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de História

    Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais e orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, linha História Social da Cultura. Graduado em Medicina Veterinária (UFMG/1979) e em História (UFMG/1993). Mestre em História pelo PPGH/FAFICH/UFMG (1997) e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). É Diretor do centro de Estudos Mineiros da FAFICH/UFMG (gestão 2015-2017, reconduzido na gestão 2018-2019). No II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, participou da mesa-redonda “Cultura material e alimentação”.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Minas, comida, palavra: perspectivas sobre o patrimônio imaterial e os modos de fazer. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 83. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p83