A Corte Joanina no Rio de Janeiro

novos hábitos alimentares expressos na Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821)

Autores

  • Fernando Santa Clara Viana Junior Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p158

Palavras-chave:

História da alimentação, Alimentação no Brasil Joanino, Gazeta do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a emergência de novos hábitos alimentares na capital fluminense, expressos pelos classificados do primeiro impresso brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro, entre os anos de 1808-1821. Por meio do método de análise proposto pela pesquisadora Laurence Bardin, na obra Análise de Conteúdo (1977), buscamos identificar e apontar a emersão de produtos, bens e serviços nos classificados do impresso que sejam caros ao cotidiano alimentar das elites à época. Em paralelo a esta análise, contextualizaremos os feitos ligados ao Rei e seu séquito no período de estada da corte lusa no Brasil, rastreando alguns caminhos relacionados às modificações nas sensibilidades alimentares no período. Assim, ingredientes estrangeiros, louças importadas, produtos a la europeia, cozinheiros d’além-mar, negras escravizadas treinadas em cozinha e outros enunciados que se relacionem com a alimentação são parte do arsenal de análise. Outro viés de observação relaciona-se com a oferta de dados produtos, o custo e os sentidos atribuídos a eles frente à sociedade de grosso trato local.

O recorte repousa no período em que a corte lusa esteve no Rio de Janeiro, entre os anos de 1808 e 1821. Tal escolha está ligada diretamente à emergência de novos padrões de convivência, ao choque entre os padrões que já faziam parte da sociedade aristocrata brasileira e à emergência de hábitos criados em decorrência deste contato. Assim, conhecer os produtos alimentares anunciados nos classificados do impresso é possibilitar à História revisitar uma parte do passado e descortinar mais um possível olhar sobre o período.

O jornal foi fundado, junto à Imprensa Régia, em 13 de maio de 1808. Suas edições eram publicadas duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, contando ainda com edições extraordinárias. Além do cotidiano local, o jornal versava sobre as decisões administrativas reais e o cenário internacional; nos classificados, tratava da venda, da compra e da oferta de um sem-fim de produtos e serviços, caros ao contexto do período. Este foi um dos vieses que subsidiaram a construção de um séquito local nos moldes do Antigo Regime à brasileira, para sustentar uma condução que se configurava e que ganhava novas dinâmicas à época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Santa Clara Viana Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em História pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

A Corte Joanina no Rio de Janeiro: novos hábitos alimentares expressos na Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821). (2019). Revista Ingesta, 1(2), 158. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p158