A cozinha caipira na obra de Cornélio Pires
cultura e sabor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p185Palavras-chave:
Cozinha caipira, Cornélio Pires, Sabores, CulturaResumo
Inserida numa perspectiva da história cultural, esta investigação focaliza as polêmicas em torno da construção cultural do caipira e da cozinha caipira, para tanto privilegia-se a produção de Cornélio Pires, considerado como porta-voz desta cultura.
A cultura caipira é aqui identificada como modo de ser e de viver do homem do campo nas áreas do Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo), se estendendo pelo oeste do estado de São Paulo (Piracicaba, Tietê, Pirapora), e, por um processo de circularidade cultural, atingindo o sul de Minas Gerais, Mato Grosso e norte do Paraná.
Alimentar-se é uma necessidade fisiológica, um imperativo biológico que atende às necessidades de sobrevivência, mas não se come apenas para saciar a fome e se nutrir, também para saborear, por prazer e envolve construções simbólicas e culturais. As pessoas se reúnem à mesa para além de se alimentar, para se sociabilizar, conversar, comungar crenças, compartilhar sonhos, memórias e valores.
Tendo isso como norte, pretende-se focalizar gostos, hábitos, práticas e tradições alimentares dos caipiras, a partir da análise da produção de Cornélio Pires (publicações, composições, registros sonoros, espetáculos, ações de divulgação), que se tornam documentos com grande potencial para levantar questões sobre esta temática.
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