A cozinha caipira na obra de Cornélio Pires

cultura e sabor

Autores

  • Maria Izilda Santos de Matos Pontifícia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p185

Palavras-chave:

Cozinha caipira, Cornélio Pires, Sabores, Cultura

Resumo

Inserida numa perspectiva da história cultural, esta investigação focaliza as polêmicas em torno da construção cultural do caipira e da cozinha caipira, para tanto privilegia-se a produção de Cornélio Pires, considerado como porta-voz desta cultura.

A cultura caipira é aqui identificada como modo de ser e de viver do homem do campo nas áreas do Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo), se estendendo pelo oeste do estado de São Paulo (Piracicaba, Tietê, Pirapora), e, por um processo de circularidade cultural, atingindo o sul de Minas Gerais, Mato Grosso e norte do Paraná.

Alimentar-se é uma necessidade fisiológica, um imperativo biológico que atende às necessidades de sobrevivência, mas não se come apenas para saciar a fome e se nutrir, também para saborear, por prazer e envolve construções simbólicas e culturais. As pessoas se reúnem à mesa para além de se alimentar, para se sociabilizar, conversar, comungar crenças, compartilhar sonhos, memórias e valores.

Tendo isso como norte, pretende-se focalizar gostos, hábitos, práticas e tradições alimentares dos caipiras, a partir da análise da produção de Cornélio Pires (publicações, composições, registros sonoros, espetáculos, ações de divulgação), que se tornam documentos com grande potencial para levantar questões sobre esta temática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Izilda Santos de Matos, Pontifícia Universidade de São Paulo

    Doutora em História pela Universidade de São Paulo, livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora produtividade em pesquisa do CNPq 1A.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

A cozinha caipira na obra de Cornélio Pires: cultura e sabor. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 185. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p185