Comer e cozinhar nas feiras do Guará e da Torre de TV

Autores

  • Juliana Rampim Florêncio Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p211-212

Palavras-chave:

Alimentação, Representação, Identidade, Patrimônio cultural, Brasília

Resumo

Esta comunicação apresenta os resultados expostos no segundo capítulo de minha dissertação de mestrado, concluída em 2018 no programa de pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UnB): Comer e cozinhar: revelando tramas e práticas alimentares como possibilidades de representação e identidades nas feiras do Guará e da Torre de TV, em Brasília. O capítulo analisa as falas obtidas com o uso da História Oral – entrevistas realizadas com feirantes e frequentadores das duas feiras.

A comunicação tem a intenção, portanto, de descrever e analisar as representações e identidades encontradas nas entrevistas realizadas, a partir das práticas alimentares como patrimônio cultural nesses espaços.

Dentre os resultados obtidos, destaco a apresentação das representações de tipicidade, tradição e de identidades dos alimentos comercializados. É frequente nas falas dos entrevistados termos como “comida típica”, especialmente na Feira da Torre. Ali, há várias bancas de comidas chamadas de típicas, como o acarajé baiano, o tacacá paraense, o pastel de queijo mineiro e o churrasco gaúcho. Os feirantes entrevistados buscam alcançar a legitimidade do típico e do tradicional de seus produtos de várias formas: na indumentária, nas placas e fotos afixadas às paredes, e nas próprias falas.

A partir das representações de identidades encontradas, dialogo, entre outros autores, com Eric Hobsbawm, Carlos Dória, Câmara Cascudo, Néstor Canclini, Stuart Hall e Norbert Elias. Utilizo os três primeiros para questionar as possibilidades de existência dos conceitos de tipicidade e tradição nas comidas ali preparadas. Ao considerar a alimentação como cultura, como Massimo Montanari, é possível perceber a complexidade das relações que a envolvem. Deste modo, as ideias elaboradas pelos três autores realçam as ressignificações simbólicas e a constante transformação pelas quais os pratos chamados de típicos passam, o que problematiza a ideia de pureza e originalidade intocada pretendida nas falas.

O acarajé, descrito nas entrevistas como “tipicamente” baiano, é objeto de destaque e maior análise no capítulo devido à presença marcante nas citações e às formas em que o encontrei sendo vendido: no prato – desconstruído e acompanhado de talheres – e na barca de sushi (na qual todas as partes que compõem o acarajé são servidas para serem montadas pelo comensal). O artigo analisa também as fotografias que ilustram esses aspectos e corroboram a argumentação, feitas durante as entrevistas.

A pesquisa pretende contribuir para a historiografia da cidade de Brasília (não havia ainda estudos sobre as práticas alimentares forjadas nesses espaços sob a perspectiva do patrimônio cultural além do Inventário Nacional de Referências Culturais, INRC, documento analisado e criticado no primeiro capítulo da dissertação. Todavia, este parece falhar em seu objetivo – inventariar as referências culturais desses espaços), bem como para a história da alimentação brasileira em caráter local, dados os registros de falas, as imagens anexas e a análise das identidades e representações ali presentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Rampim Florêncio, Universidade de Brasília

    Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Comer e cozinhar nas feiras do Guará e da Torre de TV. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 211-212. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p211-212