Alimentação, sociabilidades e a atuação feminina nas guerras luso-holandesas (1630-1654)

Autores

  • Elisielly Falasqui da Silva Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p240

Palavras-chave:

Sociabilidade, História das mulheres, Brasil Holandês, Banquetes e jantares

Resumo

Esta apresentação tem por objetivo explorar as relações entre as práticas alimentares, sobretudo no que diz respeito às redes de sociabilidade envolvidas neste ato, e as atuações das mulheres no âmbito das guerras luso-holandesas, entre 1630 e 1654, na região setentrional do Brasil.

Em um primeiro momento, tomando como base os relatos de cronistas do período, buscarei traçar um panorama das permissões e interdições direcionadas às mulheres luso-brasileiras quanto às práticas alimentares, especialmente aquelas relacionadas à sociabilidade – como a proibição de partilhar o momento das refeições com outros homens que não seus maridos.

Tal panorama será contraposto a dois episódios marcantes da atuação das mulheres no contexto de guerra, ambos relacionados ao ato alimentar: o convite de jantar direcionado por Maurício de Nassau às mulheres que se reuniram em seu palácio pedindo a libertação de uma matrona acusada de conspirar contra os holandeses e condenada à morte, dona Jerônima de Almeida; e o jantar ocorrido na casa da mesma Jerônima, anos depois, no qual supostamente portugueses e holandeses teriam conspirado contra o governo holandês. Em ambos os episódios, o momento da refeição coloca-se como também um momento de encontros, pleitos, disputas políticas e conspirações.

A análise será, por fim, acrescida de outros episódios nos quais o ato de cozinhar ou oferecer alimentos a aliados ou inimigos revela-se como uma das possibilidades de atuação das mulheres dentro do cotidiano das guerras luso-holandesas, sobre as quais avento a hipótese de que teriam aberto novos e diversificados caminhos à iniciativa feminina, não apenas pela mudança brusca da dinâmica social dos envolvidos na guerra, mas também por colocar em contato pessoas com experiências culturais diversas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisielly Falasqui da Silva, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Alimentação, sociabilidades e a atuação feminina nas guerras luso-holandesas (1630-1654). (2019). Revista Ingesta, 1(2), 240. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p240