Imagens do futuro: relações entre o ser e o comer na história da alimentação

Autores

  • Matheus Henrique da Mota Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v2i1p307-314

Palavras-chave:

Futuro, História da alimentação, Estudos alimentares, Belasco

Resumo

A obra resenhada, O que iremos comer amanhã?, de Warren Belasco, explora a temática do futuro da alimentação, retraçando os argumentos históricos e o modo de estruturação da discussão, e contextualizando estes em um debate cultural maior, com complexos encadeamentos econômicos e políticos. O mais interessante no que escreve Belasco, um dos fundadores dos Estudos Alimentares (“Food Studies”), é o modo como acaba desenvolvendo uma genealogia de questões contemporâneas, desenraizando preconceitos e pressupostos ocultos que se manifestam no cenário atual em qualquer discussão sobre o futuro da humanidade. A trama que se origina na comida acaba por entrelaçar os temas mais diversos, remetendo a uma série de antigas associações entre o que somos e o que comemos. Tão íntima ao humano, a comida vem permeando debates centrais sobre a organização e a produção social, tendo povoado as imagens de poder e força de impérios, assim como os sonhos utópicos de emancipação social. Com seu trabalho, Belasco consegue mostrar que a construção de uma hegemonia política e cultural vem historicamente acoplada a uma hegemonia alimentar que difunde hábitos ocidentais centrados no consumo da carne, e reconstrói associações entre o racismo, o sexismo e o classismo estruturais a partir da questão da alimentação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Henrique da Mota Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Filosofia

    Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias na UFRJ.

Referências

BELASCO, Warren. O que iremos comer amanhã? Uma história do futuro da alimentação. São Paulo: Editora Senac, 2009.

LAPPÉ, Frances Moore. Diet for a Small Planet. Nova York: Ballantine Books, 1971.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Imagens do futuro: relações entre o ser e o comer na história da alimentação. (2020). Revista Ingesta, 2(1), 307-314. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v2i1p307-314