Os psicodélicos nas formações estatais indígenas e a hipótese do complexo de drogas da América xamânica

Autores

  • Alexandre Varella Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p211-231

Palavras-chave:

Alucinógenos, Xamanismo, Civilizações Pré-Colombianas

Resumo

Faço um balanço da sugestão de Weston La Barre de amplo uso ameríndio dos psicoativos em virtude de sua herança xamânica. Essa hipótese se insere nas discussões em torno das experiências extáticas e a origem das religiões em tempos da psicodelia. Enfoco as regiões sedentárias da Mesoamérica e Andes Centrais com elites que teriam controlado as populações através de formas mágicas e devocionais semelhantes a crenças e ritos de caçadores. Mas busco avaliar a amplitude social e a variedade de usos dos alucinógenos, tendo em vista inclusive as transgressões com as drogas antes da invasão espanhola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Varella, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal de Integração Latino-Americana.

Referências

AGUIAR, Rodrigo Américo. Examinar a consciência é a primeira lição: fatores terapêuticos do Santo Daime no norte do Paraná. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar) – Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2018.
AGUIRRE BELTRÁN, Gonzalo. Medicina y magia; el proceso de aculturación en la estructura colonial. México: Universidad Veracruzana; Instituto Nacional Indigenista; Gobierno del Estado de Veracruz; Fondo de Cultura Económica, 1992.
BURGER, Richard L. Chavin and the origins of Andean civilization. Londres: Thames & Hudson, 1995.
BYLAND, Bruce E. Introduction and commentary. In: DÍAZ, Gisele; RODGERS, Alan. The Codex Borgia; a full-color restoration of the Ancient Mexican manuscript. Nova Iorque: Dove, 1993.
CAMPAGNE, Fabián Alejandro. Profetas en ninguna tierra. Una historia del discernimiento de espíritus en Occidente. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2016.
CAMPAGNO, Marcelo. El origen de los primeros estados. La ‘revolución urbana’ en América precolombiana. Buenos Aires: Eudeba, 2007.
CÁRDENAS, Juan de. Problemas y secretos maravillosos de las Indias. Introducción y notas de Angeles Durán. Madri: Alianza Editorial, 1988.
CARRASCO, David. Religions of Mesoamerica; cosmovision and ceremonial centers. São Francisco: Harper & Row, 1990.
CIEZA DE LEÓN, Pedro de. La crónica del Perú. Madri: Espasa/Calpe, 1962.
CLENDINNEN, Inga. Aztecs; an interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
COE, Michael. The jaguar's children: Pre-Classic Central Mexico. New York: The Museum of Primitive Art, 1965.
CORCUERA DE MANCERA, Sonia. El fraile, el indio y el pulque; evangelización y embriaguez en la Nueva España (1523-1548). México: Fondo de Cultura Económica, 1991.
CROCKER, Jon C. Vital souIs; bororo cosmology, natural symbolism, and shamanism. Tucson: The University of Arizona Press, 1985.
CURATOLA Petrocchi, Marco; ZIÓLKOWSKI, Mariusz (eds.). Adivinación y oráculos en el mundo andino antiguo. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú-Fondo Editorial, Instituto Francés de Estudios Andinos, 2008.
DÍAZ DEL CASTILLO, Bernal. Historia verdadera de la conquista de la Nueva España. Cidade do México: Editores Mexicanos Unidos, 1992.
DIBBLE, Charles E.; ANDERSON, Arthur J. O. Florentine Codex; General history of the things of New Spain (Book 11 – Earthly things). Santa Fé: The School of American Research and The University of Utah, 1963.
DIBBLE, Charles E.; ANDERSON, Arthur J. O. Florentine Codex; General history of the things of New Spain (Book 9 – The merchants). Santa Fé: The School of American Research and The University of Utah, 1959.
DOBKIN DE RÍOS, Marlene. Hallucinogens; cross-cultural perspectives. Bridport: Prism Press, 1990.
ELIADE, Mircea. El chamanismo y las técnicas arcaicas del éxtasis. México: Fondo de Cultura Económica, 1976.
ESCOHOTADO, António. Historia general de Ias drogas. Tomo 1. Madri: Alianza, 1989.
FREIDEL, David; SCHELE, Linda; PARKER, Joy. Maya cosmos; three thousand years on the shaman’s path. New York: William Morrow & Co., 1993.
FURST, Peter T. “Introduction, 1990”. In: FURST, Peter (org.). Flesh of the gods. Prospect Highs, Illinois: Waveland Press, 1990.
GARZA, Mercedes de la. Sueño y éxtasis; visión chamánica de los nahuas y los mayas. Cidade do México: Universidad Nacional Autónoma de México; Fondo de Cultura Económica, 2012.
GRINSPOON, Lester; BAKALAR, James B. Psychedelic drugs reconsidered. Nova York: Lindesmith Center, 1997.
GRUZINSKI, Serge. Man-gods in the Mexican highlands; Indian power and Colonial society, 1520-1800. Stanford: Stanford University Press, 1989.
KAUFFMANN-DOIG, Federico. Introducción al Perú antiguo; una nueva perspectiva. Lima: Kompaktos, 1991.
LA BARRE, Weston. Hallucinogens and the shamanic origins of religion. In: FURST, Peter (Org.) Flesh of the Gods; the ritual use of hallucinogens. Prospect Highs, Illinois: Waveland Press, 1990.
LA BARRE, Weston. Anthropological perspectives on hallucination and hallucinogens. In: SIEGEL, Ronald K. (Org.) Hallucinations; behavior, experience, and theory. Nova York: John Wiley & Sons, 1975.
LA BARRE, Weston. The peyote cult. Nova York: Schocken Books, 1969.
LA BARRE, Weston. The narcotic complex of the New World. Diogenes, v. 12, n. 48, pp. 125-138, 1964.
LEÓN-PORTILLA, Miguel. Códices. Os antigos livros do Novo Mundo. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Os cogumelos na cultura; a propósito de um livro de R. G. Wasson. In: LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.
LÉVI-STRAUSS. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.
LÓPEZ-AUSTIN, Alfredo. Hombre-dios: religión y política en el mundo náhuatl. México: UNAM, 1973.
MALINOWSKI, Bronislaw. Magic, science and religion; and other essays. Garden City: Doubleday Anchor Books, 1954.
NAVARRETE LINARES, Federico. Vida cotidiana y moral indígena en la Historia general de las cosas de Nueva España. Arqueología Mexicana, v. 6, n. 36, pp. 32-37, mar./abr. 1999.
NEURATH, Johannes. Mitologías indígenas de Norteamérica. In: ORTIZ Rescaniere, Alejandro (ed.). Mitologías amerindias. Madri: Trotta, 2006.
NORTON, Marcy. Sacred gifts, profane pleasures. A history of tobacco and chocolate in the Atlantic World. Ithaca: Cornel University Press, 2008.
OLIVIER, Guilhem. Cacería, sacrificio y poder en Mesoamérica. Tras las huellas de Mixcóatl, ‘Serpiente de Nube’. México: Fondo de Cultura Económica; Universidad Nacional Autónoma de México; Fideicomiso Felipe Teixidor y Montserrat Alfau de Teixidor; Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos, 2015.
OTT, Jonathan. Pharmahuasca, anahuasca e jurema preta: farmacologia humana de DMT oral mais harmine. In: LABATE, Beatriz Caiubi; ARAÚJO, Wladimir Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Mercado de Letras, 2002.
REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. El chamán y el jaguar; estudio de las drogas narcóticas entre los indios de Colombia. México: Siglo XXI, 1978.
ROBICSEK, Francis. The smoking gods; tobacco in Maya art, history, and religion. Norman: University of Oklahoma Press, 1978.
SAHAGÚN, Bernardino de. Historia general de Ias cosas de Nueva España; primera versión íntegra del texto castellano del manuscrito conocido como Códice Florentino (introducción, paleografia, glosario y notas de Alfredo López-Austin y Josefína Garcia Quintana). Madri: Alianza, 1988.
SAUNDERS, Nicholas J (ed.). Icons of power; feline symbolism in the Americas. Nova York: Routledge, 1998.
SAUNDERS, Nicholas J. Tezcatlipoca: jaguar metaphors and the Aztec mirror of nature. In: WILLIS, R. G. (ed.). Signifying animals: human meaning in the natural world. Londres: Unwin Hyman, 1990.
SCHULTES, Richard Evans. An overview of hallucinogens in the western hemisphere. In: FURST, Peter (ed.). Flesh of the gods; the ritual use of hallucinogens. Prospect Highs, Illinois: Waveland Press, 1990.
VARELLA, Alexandre C. Os índios: povos ancestrais, sujeitos modernos. In: CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge; FERNANDES, Luiz Estevam O.; MARTINS, Maria Cristina Bohn (orgs.). As Américas na primeira modernidade (1492-1750), v. 1. São Paulo: Prismas, 2017.
VARELLA, Alexandre C. A embriaguez na conquista da América. Medicina, idolatria e vício no México e Peru, séculos XVI e XVII. São Paulo: Alameda, 2013.
WASSON, R. Gordon. El hongo maravilloso: teonanácatl; micolatría en Mesoamérica. México: Fondo de Cultura Económica, 1983.
WILBERT, Johannes. Tobacco and shamanistic ecstasy among the Warao Indians of Venezuela. In: FURST, Peter. Flesh of the Gods. Prospect Highs, Illinois: Waveland Press, 1990.
WILBERT, Johannes. Tobacco and shamanism in South America. New Haven: Yale University, 1987.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os psicodélicos nas formações estatais indígenas e a hipótese do complexo de drogas da América xamânica. (2019). Revista Ingesta, 1(1), 211-231. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p211-231