SISTEMAS INTEGRADOS NO TRANSPORTE URBANO: PÚBLICO E PRIVADO – O AUTOMÓVEL COMPARTILHADO EM SÃO PAULO

Autores

  • VALERIA RUCHTI FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v2i11p132-154

Palavras-chave:

Sistemas integrados, Ecossistema, Mobilidade urbana, Rede interativa de transporte, Automóvel compartilhado, Cidadão

Resumo

A perspectiva de fundamentação sistêmica (Capra, 1982, 1996, 2014) traduz a ideia de interdependência e inter-relação de todos os fenômenos, referenciada na concepção medieval da terra como organismo vivo. Substituída pelo princípio mecanicista (a partir do século XVI e XVII), no qual a natureza passa a ser vista como uma máquina, e apontando para o crescimento econômico ilimitado, tornou-se responsável pela raiz dos principais problemas planetários e da multifacetada crise global que resultou nas superpopulações urbanas com preponderância do uso do automóvel.

Entretanto, cidades desenvolvidas no mundo todo têm buscado a cada dia, alternativas ecossistêmicas, para responder entre tantas questões, ao problema da mobilidade no transporte urbano.

A proposta de uma rede interativa de transporte público e privado para a cidade de São Paulo, em cujos nós poderão ser possíveis abarcar locais de distribuição de serviços de carros compartilhados, com logística de conectividade entre os demais modais, objetiva resgatar o espaço público tendo em vista o cidadão fruindo a excelência da vida urbana.

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Biografia do Autor

  • VALERIA RUCHTI, FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

    CURSO DE DESENHO AMBIENTAL NA AREA DE PROJETO

    FCAULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

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Publicado

2016-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SISTEMAS INTEGRADOS NO TRANSPORTE URBANO: PÚBLICO E PRIVADO – O AUTOMÓVEL COMPARTILHADO EM SÃO PAULO. (2016). Revista LABVERDE, 2(11), 132-154. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v2i11p132-154