Bases conceituais para projetos sustentáveis e biofílicos

Autores

  • Evandro de Castro Sanguinetto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i3p201-219

Palavras-chave:

vida, sustentabilidade, design biofíco, design ecológico, projeto sustentável, mudanças climáticas

Resumo

A visão herdada de design e projeto baseados em conceitos mecânicos, lineares, reducionistas, cartesianos, já não responde à complexidade e necessidades atuais e não tem como solucionar os problemas criados por sua implementação ao longo dos últimos poucos séculos. Uma nova visão emerge, trazendo soluções e orientando as velhas concepções para um design e projeto mais leves, complexos, multiescalares, includentes, incorporadores de conhecimentos desenvolvidos, testados e aprovados pela vida planetária ao longo de seus quase 4 bilhões de anos no planeta. Mudanças climáticas, destruição de espécies animais e vegetais, desperdícios de materiais e energia, poluição e contaminação de solos, ar, água, aumento das disparidades entre ricos e pobres, desertificação crescente, diminuição da qualidade das águas em escala global e de quantidade em escalas menores, dentre outros, são apenas sintomas de um design que já não responde aos nossos tempos. Fazer diferente torna-se um imperativo e para isso é preciso pensar, conceber, visualizar, sonhar, estabelecer relações e realizar diferente. Este artigo propõe refletirmos e avaliarmos algumas alternativas a serem incorporadas ao design e planejamento multiescalares de modo a nos aproximarmos da construção de uma sociedade sustentável e biofílica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro de Castro Sanguinetto

    Biólogo (Licenciatura), Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, MSc em Ciências do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vice-Presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas - CTCSM e Conselheiro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sapucaí - CBH-Sapucaí.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Bases conceituais para projetos sustentáveis e biofílicos. (2011). Revista LABVERDE, 3, 201-219. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i3p201-219