Mobilidade urbana, transporte consciente em busca da sustentabilidade

Autores

  • Léa Yamaguchi Dobbert
  • Sabrina Mieko Viana
  • Miriam Stella Rother
  • Gustavo Nazato Furlan
  • Márcia Piva
  • Renata Fernandes Viecili

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i5p156-170

Palavras-chave:

tráfego, paisagem urbana, meio de transporte, meio ambiente

Resumo

Atualmente, uma das questões que mais preocupam especialistas e governos são o tráfego e o aumento da motorização da população urbana. Suas consequências para a sociedade, a saúde humana e o meio ambiente ocorrem em níveis locais, regionais e globais. A paisagem urbana, detentora de grande potencial econômico e tecnológico, continua se rendendo à pressão do mercado imobiliário, em detrimento da busca pelo bem-estar da população que nela habita. É neste panorama que a questão da mobilidade urbana e seu impacto no meio ambiente está inserida. O presente trabalho tem por objetivo possibilitar que o educando, por meio do diálogo coletivo, construa uma reflexão própria sobre a questão da mobilidade urbana, possibilitando que ele se sensibilize e se posicione quanto à importância do uso cotidiano da bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer. Com o intuito de provocar a comunidade local, realizou-se uma intervenção educadora, visando a sensibilização de um grupo, como ponto de partida para a apropriação de políticas públicas existentes alinhadas à realidade local, que reflitam as mudanças necessárias no campo da educação ambiental. Para tanto, foi realizada uma pequena intervenção, na qual cinquenta pessoas, na cidade de Piracicaba/SP, foram entrevistadas e, a partir da análise de conteúdo das entrevistas, avaliou-se o grau de percepção da população local, no que se refere aos problemas da mobilidade urbana. Com todo o exposto, pode-se concluir que, para que se possam criar alternativas para o problema atual de mobilidade urbana, é imprescindível que se reflita coletivamente sobre as necessidades que a realidade nos apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léa Yamaguchi Dobbert

Arquiteta, doutoranda em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Sabrina Mieko Viana

Bióloga, doutoranda em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Miriam Stella Rother

Publicitária, doutoranda em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Gustavo Nazato Furlan

Educador Físico, mestrando em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Márcia Piva

Administradora de empresa, mestrando em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Renata Fernandes Viecili

Engenheira Florestal, mestre pelo departamento de Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Piracicaba – SP.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Dobbert, L. Y., Viana, S. M., Rother, M. S., Furlan, G. N., Piva, M., & Viecili, R. F. (2012). Mobilidade urbana, transporte consciente em busca da sustentabilidade. Revista LABVERDE, (5), 156-170. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i5p156-170