INFRAESTRUTURA VERDE DA CIDADE DE SALTO PARA O ROTEIRO DOS BANDEIRANTES

Autores

  • Sandra Schaaf Benfica
  • Tatiana Regina da Silva Simão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p59-81

Palavras-chave:

Infraestrutura Verde, Hortas Comunitárias, Roteiro dos Bandeirantes, Sustentabilidade e Cidade Resiliente

Resumo

Este artigo está baseado em estudos e pesquisas realizadas para o desenvolvimento de um trabalho para a Disciplina de Projeto Sustentável do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, trabalho este voltado para a Infraestrutura Verde do Roteiro dos Bandeirantes. O Roteiro dos Bandeirantes faz parte do programa nacional de turismo pela sua importância histórica que levou à ocupação do interior paulista, que teve seu início no começo no século XVI. A região está localizada em uma zona de transição entre o Planalto Atlântico e a Depressão Periférica, região de valor cênico e alto potencial eco turístico. De acordo com as pesquisas realizadas especificamente para a cidade de Salto, o artigo se propõe a analisar a cidade baseando-se nos critérios dos selos Verde e Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Selo LAB Verde da Universidade de São Paulo. Além disso, pretende-se propor adequações para evidenciar e valorizar o Roteiro dos Bandeirantes na região, integrando-o à cidade também com a finalidade de torná-la mais resiliente e sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Schaaf Benfica

    Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP. Certificada pelo PMI em Gerenciamento de Projetos. Arquiteta autônoma pela STC Tecnologia e Consultoria Ltda.

  • Tatiana Regina da Silva Simão

    Tecnóloga em edifícios pela FATEC-SP e Mestre em Habitação pelo IPT. Hoje trabalha como professora do IFSP na área de Construção Civil e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no Curso de Design de Interiores.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

INFRAESTRUTURA VERDE DA CIDADE DE SALTO PARA O ROTEIRO DOS BANDEIRANTES. (2013). Revista LABVERDE, 7, 59-81. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p59-81