BAIRRO DOS ALVARENGA: DO CAOS À SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Patrícia Helen Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p46-81

Palavras-chave:

Infraestrutura Verde, Conectividade, Cidade contemporânea

Resumo

O Bairro Dos Alvarenga, palco de emblemáticas situações no decorrer do tempo, foi progressivamente alterado estrutural e funcionalmente em função do uso e da ocupação territorial, exercendo novas dinâmicas que se inserem em realidades atuais conflitantes.

O objetivo deste artigo é apresentar a estratégia da infraestrutura verde procurando conceitua-la como agregador de diversas abordagens urbanas e, simultaneamente, evidenciar os motivos da emergência de um novo elemento estruturador na cidade. 

São apresentados três aspectos centrais: A caracterização da cidade por sua importante localização na região metropolitana de São Paulo e pela expressiva área ambiental que possui; Os aspectos históricos que originaram o bairro, as mudanças ao longo do tempo e, como pilar, a necessidade de se propor um conjunto de diretrizes para a área urbana frente aos novos projetos, enfatizando a construção da rede de infraestrutura verde como um sistema estrutural que possibilita as conectividades na cidade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Helen Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta Urbanista. Mestre em Projeto Sustentável pela FAUUSP, Doutoranda em Arquitetura e Cidade pela FAUUSP, Coordenadora da Seção de Informação da Qualidade Ambiental da PMSBC.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

BAIRRO DOS ALVARENGA: DO CAOS À SUSTENTABILIDADE. (2014). Revista LABVERDE, 8, 46-81. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p46-81