Imaginação Musical, Melancolia e Gota na Filosofia de Girolamo Cardano

Autores

  • Jacomien Prins University of Warwick

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.114586

Palavras-chave:

Girolamo Cardano, musica humana, música e medicina

Resumo

Girolamo Cardano (1501-1576) ainda não atraiu a atenção acadêmica merecida por sua teoria sobre a coincidência entre a música, a medicina e a matemática. Como teórico musical e médico, Cardano frequentemente se concentra em fenômenos que considera ser os mais sutis e difíceis de entender. Entre estes, encontra-se a doutrina platônica sobre o poder da música ao influenciar o corpo e a alma humanos. Este artigo explora a interpretação desta doutrina específica, aprofundando-se em sua recepção da medicina galênica, da tradição da musica humana e especialmente da teoria da mágica musical de Marsilio Ficino. Além disto, trata da crítica de Julius Caesar Escalígero (1484-1558) a respeito da concepção de Cardano acerca da relação entre música e a alma. A despeito das diferenças de opinião, Ficino, Cardano e Escalígero pertencem ao mesmo universo discursivo, cujos contornos podem ser entendidos através da análise desta polêmica. 

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Publicado

2014-05-10

Como Citar

Prins, J. (2014). Imaginação Musical, Melancolia e Gota na Filosofia de Girolamo Cardano. Revista Música, 14(1), 41-59. https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.114586

Edição

Seção

Artigos