Imitação de Retóricas Latinas na Concepção de Gêneros e Estilos da Musica Poetica

Autores

  • Monica Lucas ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115250

Palavras-chave:

Retórica Musical, Musica Poetica, Estilo, Gênero

Resumo

A vinculação entre a música e as artes do trivium remonta a uma tradição antiga. Contudo, foi na pena de escritores luteranos do início do século XVII que a música e a palavra se aproximaram de maneira sistemática, de modo que a primeira passou a ser entendida como arte persuasiva, sujeita a regras gramáticais e retóricas. A transferência destes preceitos verbais para a composição musical se deu de maneira cada vez mais intensa a partir do século XVI, perdurando até o fim do séc. XVIII. Essas transposições formaram a base da teoria de composição musical conhecida no mundo luterano como musica poetica. Neste artigo, concentrar-nos-emos na teoria retórica dos gêneros e estilos musicais, como compreendida em preceptivas seiscentistas e setecentistas. Mostraremos como a musica poetica foi se aproximando dos ideais retóricos humanistas e como esta aproximação colaborou para consolidar a ideia de música como linguagem, no final do séc. XVIII. 

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Publicado

2014-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imitação de Retóricas Latinas na Concepção de Gêneros e Estilos da Musica Poetica. (2014). Revista Música, 14(1), 129-143. https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115250