Solmização: um estudo sistemático de seu ensino a partir de fontes primárias inglesas do final do século XVI até o fim do XVII

Autores

  • Nathália Domingos ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115252

Palavras-chave:

Teoria musical Inglesa, Solmização, Século XVI, Século XVII

Resumo

Este artigo aborda aspectos do ensino da Solmização a partir do estudo sistemático de fontes primárias inglesas do final do século XVI até o fim do XVII. Pretende-se evidenciar as particularidades do ensino da Solmização dentre os autores ingleses já que eles utilizam apenas quatro Sílabas: mi, fá, sol, lá. Para isto, será explicitado a forma como Thomas Morley (1597), Thomas Campion (ca. 1614), Charles Butler (1636), John Playford (1655) e Christopher Simpson (1667) tratam este assunto. Pode-se concluir que apesar da maioria dos tratados ingleses de música prática do século XVI até o fim do XVII serem baseados no sistema hexacordal, não explicam todas as regras necessárias para a sua compreensão. 

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Publicado

2014-05-10

Como Citar

Domingos, N. (2014). Solmização: um estudo sistemático de seu ensino a partir de fontes primárias inglesas do final do século XVI até o fim do XVII. Revista Música, 14(1), 197-207. https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115252

Edição

Seção

Artigos