A resolução de appoggiaturas e acciaccaturas na "Sonata para Violoncelo" RV 44, de Antonio Vivaldi

Autores

  • William Teixeira da Silva UNICAMP
  • André Micheletti Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115259

Palavras-chave:

Ornamentação, Música Barroca, Baixo Cifrado, Violoncelo, Antonio Vivaldi

Resumo

A sonata para violoncelo em lá menor RV44, de Antonio Vivaldi, figura dentro do catálogo do compositor fora do cânone habitual de suas seis sonatas, sendo ela, por vezes, conhecida como a “sétima” sonata. Devido ao fato de não ter sido publicada, a sonata não conta em nenhum de seus manuscritos ou primeiras edições com a cifragem da linha de baixo contínuo, deixando abertas várias questões de extrema relevância para a interpretação da obra. Dente essas questões, abordamos aqui as definições de appoggiatura e de acciaccatura, identificando suas ocorrências e discutindo a discrepância de definições referentes à sua realização, principalmente a partir de Leopold Mozart. 

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Publicado

2014-05-10

Como Citar

Silva, W. T. da, & Micheletti, A. (2014). A resolução de appoggiaturas e acciaccaturas na "Sonata para Violoncelo" RV 44, de Antonio Vivaldi. Revista Música, 14(1), 273-280. https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115259

Edição

Seção

Artigos