Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez

Autores

  • Carlos C. Iafelice Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011

Palavras-chave:

Elaboração Mensural, Motivicidade, Cânone, Josquin Desprez, Missa L'Homme Armé

Resumo

Este trabalho consiste na análise das elaborações mensurais e aspectos da periodicidade motívica presentes no Agnus Dei da Missa L’homme Armé Super Voces Musicales de Josquin Desprez. A análise é fundamentada a partir dos apontamentos sobre cânones mensurais realizados por Glareanus (Dodechocordon, 1547), Bellermann (Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts, 1906), Apel (The Notation of Polyphonic Music 900-1600, 1949) e por meio dos conceitos da ‘Motivicidade’ de Joshua Rifkin e ‘Agrupamentos Sonoros Plenos’ de Marcos Pupo Nogueira, elucidando características das estratégias composicionais utilizadas pelo compositor.

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Biografia do Autor

Carlos C. Iafelice, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Instituto de Artes

Instituto de Artes (IA), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Grupo de Pesquisa Teorias da Música (CNPq).

Referências

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Publicado

2016-12-25

Como Citar

Iafelice, C. C. (2016). Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez. Revista Música, 16(1), 161-178. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011