Aplicação de uma ferramenta musicológica em documentos musicais de um acervo bicentenário
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.145230Resumo
O surgimento do arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense teve início em meados da segunda metade do século XVIII. Ao longo de mais de dois séculos de existência o histórico arquivo musical dessa instituição vem preservando um vasto acervo documental, possuindo diversos tipos de obras musicais, de diferentes estilos e compositores variados. Este artigo tem por objetivo demonstrar através da utilização da ferramenta Tradição Diplomática Documental a complexidade e importância do arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense para o campo musicológico sul-americano. Baseou-se nos argumentos de BELLOTTO (2006); BERWANGER e LEAL (2012) a respeito da ferramenta Tradição Diplomática e no estudo dos documentos musicais encontrados no arquivo da referida instituição. O conteúdo do arquivo histórico da Lira Sanjoanense revela um rico passado musical. A utilização da ferramenta Tradição Diplomática permitiu o auxílio no estudo minucioso desse trabalho, contribuindo para a demonstração da diversidade e importância do arquivo musical em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).