Considerações sobre o caráter sombrio na música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v18i2.148296

Resumo

Atualmente há uma forte presença do caráter sombrio nas artes, literatura e entretenimento. Este artigo busca investigar o sombrio como tópica musical através de um levantamento preliminar do campo do sombrio na música. Iniciamos discutindo questões como a luminosidade e suas associações com o medo, o diabólico e o grotesco. Após comentar o expressionismo no cinema e o movimento gótico dos anos 1980, apresentaremos um histórico do sombrio como tópica musical a partir de figuras de retórica do período barroco e tópicas posteriores como ombradas unheimliche. Na conclusão, tentaremos argumentar que o sombrio é uma tópica musical contemporânea levando em conta toda essa trajetória histórica e sua intensificação pela arquitetura simbólica da indústria do entretenimento.

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Biografia do Autor

  • Gandhi de Oliveira Martinez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

     

    Gandhi de O. Martinez possui graduação em Música (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Itajaí (2014) e defenderá sua tese de mestrado em 09/08/2018 para se tornar Mestre em Música (Composição Musical). Reside em Florianópolis desde 2016, onde trabalha com música autoral com seu grupo Gandhi Martinez Quinteto e ministra aulas de piano e composição em escolas de música.

    ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9208-4915

    Email: gandhipiano@gmail.com

     

     

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  • Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Acácio T. C. Piedade possui graduação em Música (Composição) pela Universidade Estadual de Campinas (1985), e é mestre e doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997, 2004). Professor associado no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1998, em Florianópolis, Brasil, cidade onde habita. Com Pós-Doutorado na Université Paris-Sorbonne (2011), é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC, onde ministra disciplinas, pesquisa e orienta estudantes em temas que tratam de composição, análise musical e os nexos entre música e significado. 

    ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7813-084X

    email: acaciopiedade@gmail.com

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Publicado

2018-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Considerações sobre o caráter sombrio na música. (2018). Revista Música, 18(2), 66-80. https://doi.org/10.11606/rm.v18i2.148296