Fonosferas da Antiguidade

o campo lítero-musical

Palavras-chave: Melopeia, texto musical, performance, vocalidade

Resumo

A partir da escuta hermenêutica das ideias e práticas musicais que se constituíram no Ocidente a partir da Grécia entre os séculos VIII e IV a.C., o presente estudo objetiva tecer reflexões sobre a voz e a escritura vocal. Ao colocar a questão da relação entre música e palavra, interpreto o campo lítero-musical da Antiguidade manifesto nos tratados, na literatura e nos remanescentes de notação. O caminho de pesquisa circunscreve o período histórico em que se percebe a multidimensionalidade de texto musical e tradição aural, para, a partir da interpretação das práticas composicionais e das ideias sobre performance vocal, tecer uma reflexão sobre o canto e a voz poético-musical. Desde a perspectiva da filosofia humanista da música (LIPPMAN, 2006), o estudo dos vestígios musicais da Antiguidade problematiza as relações complexas entre performance, memória, escritura musical e composição aural.

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Publicado
2019-07-03
Como Citar
Abreu, T. (2019). Fonosferas da Antiguidade. Revista Música, 19(1), 41-67. https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.155322

Dados de financiamento