La Musica para Clara [A música para Clara]

RESENHA DO LIVRO DE ELIZABETH SUBERCASEAUX

  • Eliana Monteiro Silva Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8505-8222
  • Amilcar Zani Escola de Comunicações e Artes da USP
  • Heloisa Fortes Zani Escola de Comunicações e Artes da USP
Palavras-chave: resenha, Clara Schumann, Elizabeth Subercaseaux

Resumo

A resenha aqui apresentada remete ao livro La música para Clara [A música para Clara], da autora chilena Elizabeth Subercaseaux. Lançada em 2014, a biografia romanceada da compositora alemã Clara Schumann (1819-1896) tem como diferencial o tom intimista adotado pela autora, que é tataraneta de Clara e Robert Schumann, herdeira, portanto, dos genes do casal que marcou a História da Música Ocidental por suas contribuições ao estilo romântico que vigorou no século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Monteiro Silva, Universidade de São Paulo

Pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP onde desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado sobre Compositoras Latino-americanas. É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor"(Ficções, 2011), do e-book "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano" (Ficções, 2019) e coautora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (Vieira, 2013) e "Pesquisa e Práticas Interdisciplinares em ambientes musicais" (Vieira, 2015). Gravou em 2012 o CD "Clara Schumann lieder e piano solo" em parceira com a cantora Clarissa Cabral, com quem formou o Duo Ouvir Estrelas (www.duoouvirestrelas.com). Seu trabalho enfoca principalmente a produção musical de mulheres e a música latino-americana. Ministra disciplina de Pós-Graduação no Depto. de Música da ECA-USP, juntamente com os professores Amilcar e Heloisa Zani. É integrante e co-fundadora da rede "Sonora - músicas e feminismos" (www.sonora.me) e do "Grupo Polymnia" (www.polymnia.webnode.com), em cujo site é responsável pela coluna "Compositora do Mês". 

Amilcar Zani, Escola de Comunicações e Artes da USP

Amilcar Zani é Pianista, Pesquisador e Professor Titular do Depto. de Música da ECA-USP. Sua especialização inclui estudos em Portugal e na Alemanha, e Pós-Doutorados nos EUA, e suas atividades de pesquisador e interprete focalizam o Romantismo Alemão e a produção da Segunda Escola de Viena.

Heloisa Fortes Zani, Escola de Comunicações e Artes da USP
Profa. Dra. Heloisa Zani é docente do Departamento de Música da Escola de Comu- nicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) nos cursos de graduação e pós-graduação, tem a busca de novas propostas didáticas em relação ao ensino do piano uma constante em suas atividades. Em seus estudos abordou a produção musi- cal de Hans Eisler e também a correspondência entre Clara e Edward Steuermann e René Leibowitz.
Publicado
2019-07-03
Como Citar
Silva, E., Zani, A., & Zani, H. (2019). La Musica para Clara [A música para Clara]. Revista Música, 19(1), 279-288. https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157953