Sacro e profano na música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174976

Palavras-chave:

Thrasybulos Georgiades, História da música ocidental, Música e linguagem, Música sacra, Música profana

Resumo

Thrasybulos Georgiades foi um dos mais importantes musicólogos alemães do século passado, mas ainda não é bem conhecido em nosso país. Suas pesquisas centraram-se na relação entre música e linguagem através da história da música ocidental, da Grécia antiga até a modernidade. O texto, cuja tradução do alemão apresentamos aqui, foi uma palestra por ocasião da comemoração do quadringentésimo octogésimo oitavo (488º) aniversário de fundação da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, na Alemanha, em 25 de junho de 1960. Publicado pela primeira vez, neste mesmo ano, como o Neue Folge Heft 28, na série Münchener Universitätsreden pela Editora Max Hueber de Munique. Aparece, posteriormente e inalterado, no volume Kleine Schriften, coletânea de ensaios e trabalhos de Georgiades publicada em janeiro de 1977 pela Editora Hans Schneider de Tutzing, por ocasião do 70º aniversário do autor, que viria a falecer em março daquele mesmo ano. Trata-se de um texto no qual Georgiades reflete brevemente sobre a modificação essencial que a relação entre música e linguagem sofre no interior do processo de secularização crescente da música ocidental ao longo de sua história. Pode ser entendido, também, como um texto que introduz o leitor ao cerne de seu pensamento musicológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thrasybulos Georgiades, Instituto de Musicologia da Universidade Ludwig Maximilian de Munique

    Thrasybulos Georgios Georgiades (1907-1977) foi um musicólogo, pianista, engenheiro civil e filósofo grego. Ele foi por muitos anos diretor do Instituto de Musicologia da Universidade Ludwig Maximilian de Munique e é amplamente considerado como um dos maiores musicólogos alemães.

  • Igor Baggio, Universidade Federal de Pelotas

    Pianista e pesquisador, mestre em música (UNESP – 2009) e doutor em filosofia (USP – 2015). Autor do livro O dodecafonismo tardio de Adorno (EDUNESP – 2011).

Referências

ADRIAANSEN, Robert-Jan. The Rhythm of Eternity: the German Youth Movement and the Experience of the Past, 1900-1933. New York; Oxford: Berghahn, 2015.

ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986. Band 14.

GEORGIADES, Thrasybulos. Sakral und Profan in der Musik. München: Max Hueber, 1960.

GEORGIADES, Thrasybulos. Kleine Schriften. Tutzing: Hans Schneider, 1977.

HAROCHE, Claudine. “Subjetividades e aspirações: os movimentos de juventude na Alemanha (1918-1933)”. Agora, v. VII, n. 2, 2004.

KERTZ-WELZEL, Alexandra. The Singing Muse? Three Centuries of Music Education in Germany. Journal of Historical Research in Music Education, v. 26, n. 1, 2004.

KLEIN, Richard; KREUZER, Johann Kreuzer; MÜLLER-DOOHM Stefan. Adorno Handbuch. Berlin: J. B. Metzler, 2019.

PAPATHANASSIOU, Maria. Secular and Christian Youth Associations in Interwar Germany: A Comparison of Public Life and Socio-Political Ideology. Paper delivered at Forms of Public Sociality: Collective Action, Collective Subjectivities and the State in the Twentieth Century, International Conference, 8-9 May 2015. University of Crete, Department of History & Archaeology, Rethymno, Crete. Disponível em: https://www.academia.edu/37657964/Secular_and_Christian_Youth_Associations_in_Interwar_Germany.pdf.

PELINSKI, Ramón. Uma breve introducción al pensamiento filosófico-musical de Thrasybulos Georgiades. Revista de Musicología. v. 38, n.1, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar