Música de Mbira: Lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175175

Palavras-chave:

Conceitos de Musica, Inter-relações socioculturais, Música de Mbira

Resumo

Este trabalho apresenta, discute e propõe, através da Música de Mbira, uma abordagem integrativa como parte da compreensão aberta dos conceitos de músicas em suas dimensões socioculturais. Para isso, tomo como base uma pesquisa bibliográfica em torno dos estudos de (Etno)musicólogos, Antropólogos e afins, articulando com minha observação participante e prática na cultura musical africana. Os resultados apontam para uma  compreensão mais consolidada dos conceitos das Músicas abrangendo outros conhecimentos e saberes não sonoros que são estabelecidos, compartilhados e ressignificados musicalmente, culturalmente e socialmente dentro de um grupo específico inserido na sociedade. Reintero que os elementos sonoros não acontecem por si só, eles se articulam por inúmeras motivações e memórias  que nos direcionam para o seu papel como produto e processo social que esquematiza situações corriqueiras de uma rede mais ampla de relações humanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Micas Orlando Silambo, Universidade Federal da Paraíba

    Nascido aos 12 de Abril de 1987, natural de Maputo, Moçambique. Inicio os estudos em Educação Musical entre 2005 - 2006 pelo Instituto de Formação de Professor de Chibututuíne em Manhiça-Maputo, Moçambique. Licenciado em Música na Universidade Eduardo Mondlane em 2012 com enfâse em Piano erudito e Guitar jazz. Mestre em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2018 na Área de Processo e Dimensões de Formação em Música. Atua em vários níveis de ensino privado e público de Moçambique, incluindo ensino primário (EPC Cassimatis, EPC de Chigubuta, Willow International School-Maputo), técnico profissional (Instituo de Formação de Professor de Chibututuíne) e no ensino superior (Universidade Eduardo Mondlane). Atualmente realizo o curso de Pós-Graduação em música (doutorado) na Universidade Federal do Paraíba na Área de Musicologia/Etnomusicologia. A atuação em pesquisa esta voltada para o estudo de instrumentos musicais tradicionais africanos, envolvendo a sua perfomance, transmissão, organologia, transformação histórica, fabricação, técnica de execução, bem como o seu repertório e seus sujeitos fazedores.

Referências

AMAOKU, W. Komla. Toward a Definition of Traditional African Music: A look at the Ewe of Ghana. More than Drumming: Essays of African and AfroLatin American Music and Musicians. Edited by Irene V. Jackson. Westport: Greenwood Press, p. 31-39. 1985.

AUBERT, Laurent. The music of the other: new challenges for ethnomusicology in a global age. Traduzido por Carla Ribeiro. Aldershot: Ashgate, 2007.

BERLINER, Paul. The soul of Mbira: music and traditions of the Shona people of Zimbabwe. Berkeley: University of California Press, 1978.

BLACKING, John. How musical is man? Seattle: University of Washington Press, 1995b, 5 ed. [1973]. 116 p.

BLACKING, John. Music, culture & experience: selected papers of John Blacking. Edited by Reginald Byron; with foreword by Bruno Nettl. Chicago, USA: University of Chicago Press, 1995.

BOHLMAN, Philip Vilas. Music and Culture: Historiographies of Disjuncture. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge. 2003, p. 49 – 60.

CHÁVEZ, Luis. SKELCHY, Russell P. Decolonization for Ethnomusicology and Music Studies in Higher Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education. Sep. 2019, v. 18, n. 3, p. 115–43. Disponível em: https://doi.org/10.22176/act18.3.115. Acesso em: 10 de Junho de 2020.

COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Clarendon Press. 1990.

CROSS, Ian. Music and Biocultural Evolution 19. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge. 2003, p. 24-35.

FAULKNER, P.; RUNDE, J. Technological objects, social positions, and the transformational model of social activity. MIS Quarterly, v. 37 n. 3, 2013, p. 803-818.

FELD, Steven. Sound and sentiment: Birds, weeping, poetics and song in Kaluli experience. 2ed. Philadelphia: Univ. of Pennsylvania Press. 1990.

FINNEGAN, Ruth. Music, Experience, and the Anthropology of Emotion. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge. 2003, p. 185-196.

GREEN, Lucy. Music Education, Cultural Capital, and Social Group Identity. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (ed.). The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge. 2003, p. 268-277.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende, et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HOFMAN, Ana. Disobedient: Activist Choirs, Radical Amateurism, and the Politics of the Past after Yugoslavia. The Society for Ethnomusicology, v. 64, No. 1, 2020. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/10.5406/ethnomusicology.64.1.0089.pdf. Acesso em 06 de junho de 2020.

MAPAYA, Madimabe Geoff. Dipsticking the Study of Indigenous African Music from the John Blacking Era into the 21st Century. Pretoria: Centre for Advanced Studies of African Society. 2018.

MERRIAM, Alan Parkhurst. The anthropology of Music. Chicago, USA: Northwestern University Press, 1964.

MUCAVELE, Lucas Johane. Applied organology: challenges and potentials of traditional musical instruments in present-day contexts: Xizambi, Ximbvokombvoko, and Mbira. África [s] - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África, v. 5 (9), p. 97-116, 2018. Disponível em: https://web.archive.org/web/20200805232819/http://www.revistas.uneb.br/index.php/africas/article/download/5430/3425 Acesso em: 21 Set 2020.

NEGUS, Keith. Popular Music in Theory: An introduction. England: Wesleyan University Press. 1997.

NETTL, Bruno. Music Education and Ethnomusicology: A (Usually) Harmonious Relationship. Min-Ad: Israel Studies in Musicology Online, Ramat-Gan, Israel, v. 8, n. 1, p. 1-9, 2010. Disponível em: <http://www.biu.ac.il/hu/mu/min-ad/index.htm>. Acesso em: 17 Janeiro 2019.

NZEWI, Meki. A CONTEMPORARY STUDY OF MUSICAL ARTS: Informed by African Indigenous knowledge systems. Pretoria: Centre for Indigenous Instrumental African Music and Dance (CIIAMDA). 2007. Volume 2.

RIBEIRO, Fábio Henrique Gomes. Performance musical na cultura popular contemporânea de João Pessoa/PB/. Fábio Henrique Gomes Ribeiro. - João Pessoa. 2017, 406f. : il. Tese (Doutorado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba. 2017.

TITON, Jeff Todd. Textual Analysis or Thick Description? In The cultural study of music: a critical introduction. Editado por CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard. New York: Routledge. 2003. p. 175-184.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Música de Mbira: Lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música. (2020). Revista Música, 20(2), 173-192. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175175