Perspectivas sobre a Segunda e Terceira Fase de Beethoven: Desenvolvimentos em sua Escrita para Violoncelo nas Sonatas Op. 69 e Op. 102

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176085

Palavras-chave:

Beethoven, Segunda Fase de Beethoven, Terceira Fase de Beethoven, Sonatas para Violoncelo, Opus 69, Opus 102

Resumo

Este artigo explora o desenvolvimento na escrita de Beethoven para o violoncelo nas sonatas Op. 69 e op. 102, mostrando que elas refletem a mudança geral em seu estilo, da Segunda para Terceira Fase de sua obra. Para entendermos as sonatas para violoncelo neste contexto, inicialmente é descrito o enquadramento tradicional da obra de Beethoven em três fases, bem como o estado da escrita para violoncelo na virada do século. Em seguida, discute-se a parte do violoncelo na sonata 69, com atenção a seu papel em relação ao piano e à interação entre os dois instrumentos. As duas sonatas Op. 102 são apresentadas, também com atenção à interação entre os instrumentos. Conclui-se que estas duas últimas sonatas ilustram o tratamento cada vez mais radical de Beethoven sobre a forma, um tratamento que resulta em uma escrita instrumental desafiadora, não tão gratificante quanto a de sua Segunda Fase, mas que lhe permite atingir um novo tipo de expressividade e uma maior complexidade formal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elise Pittenger, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Música

    Elise Pittenger é professora de cello na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos, e realiza um projeto de pesquisa sobre música brasileira para violoncelo. Natural de Baltimore, EUA, ela se mudou para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015. Elise possui doutorado em performance musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também bacharelado em literatura pela Yale University (EUA). Elise já tocou sob a regência de Kurt Masur, Seiji Ozawa, Charles Dutoit, Rafael Frühbeck de Burgos, Fabio Mechetti, Isaac Kabachevsky, Carl St. Clair, e Maximiano Valdés, entre outros, em festivais e orquestras nos EUA, Europa e Brasil. Também possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos. No Brasil, Elise tem realizado concertos com Gustavo Carvalho (piano), Miguel Rosselini (piano), Rommel Fernandes (violino), Iura Resende (clarinete) e Fernando Rocha (percussão).

Referências

AGAWU, Kofi. The Chamber Music of Beethoven. In: HEFLING, Stephen E. 19th Century Chamber Music. New York: Routledge, 2004, p. 1-38.

AGMON, Eyton. The First Movement of Beethoven’s Cello Sonata, Op. 69: The Opening Solo and its Melodic-Structural Significance. Journal of Musicology, University of California Press, v. XVI, n. 3, p. 394-409, summer, 1998.

BEETHOVEN, Ludwig. Sonaten für Klavier und Violoncello. Munich: G. Henle Verlag, 1971.

CARSE, Adam. The History of Orchestration. New York: E.P. Dutton and Co., 1925.

COOPER, Martin. Beethoven: The Last Decade. Oxford: Oxford University Press, 1985.

CRAWFORD, Judith Lee. Beethoven’s Five Cello Sonatas. Advisor: William Meredith. Master’s Thesis (Master of Arts), San José State University, San José, 1995.

DONLEY, Thomas T. The Last Violoncello Works of Ludwig van Beethoven. Chamber Music Quarterly. Summer, 1983, p. 2-9.

DRABKIN, William. On Beethoven’s Cello and Piano Textures. In: BRANDENBURG, Sieghard, MAASS, Ingeborg, OSTHOFF, Wolfgang (Eds). Beethovens Werke für Klavier und Violoncello. Bonn, Germany: Beethoven-Haus, 2004, p. 125-144.

DRABKIN, William. The Cello Part in Beethoven’s Late Quartets. Beethoven Forum 7. Lincoln: University of Nebraska Press, 1999, p. 45-66.

FORTUNE, Nigel. The Chamber Music with Piano. The Beethoven Companion. ARNOLD, Denis and FORTUNE, Nigel (Eds). London: Faber and Faber Limited, 1971, p. 197-241.

KERMAN, Joseph et al. Beethoven, Ludwig van. Grove Music Online. Oxford Music Online. 12 October 2020. <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/ music/40026.

KINDERMAN, William. Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 2009.

LOCKWOOD, Lewis. Beethoven’s Op. 69 Revisited: the place of the sonata in Beethoven’s chamber music. In: BRANDENBURG, Sieghard, MAASS, Ingeborg, OSTHOFF, Wolfgang (Eds). Beethovens Werke für Klavier und Violoncello. Bonn, Germany: Beethoven-Haus, 2004, p. 145-172.

LOCKWOOD, Lewis. Beethoven: The Music and the Life. New York: W.W. Norton & Company, 2003.

LOCKWOOD, Lewis. Beethoven’s Emergence from Crisis: the Cello Sonatas of Op. 102 (1815). Journal of Musicology, University of California Press. v. XVI, n. 3, summer, 1998, p. 301-322.

LOCKWOOD, Lewis. Beethoven’s Early Works for Violoncello and Pianoforte: Innovation in Context. The Beethoven Newsletter, Ira F. Brilliant Center for Beethoven Studies, San José State University. v. I, n. 2, 1986, p. 17-21.

LOCKWOOD, Lewis. The Autograph of the First Movement of the Sonata for Violoncello and Pianoforte, Op. 69. The Music Forum, v. 2. New York: Columbia University Press, 1970, p. 1-109.

MATTHEWS, Denis. Beethoven. New York: Vintage Books, 1988.

NEWMAN, William S. Concerning the Accompanied Clavier Sonata. The Musical Quarterly, Oxford University Press. v. 33, n. 3, July 1947, p. 327-349.

ROSEN, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. London: Faber, 1971, p. 19-110; 379-512.

SOLOMON, Maynard. Beethoven. New York: Schirmer Books, 1998.

STANLEY, Glenn. Some thoughts on biography and a chronology of Beethoven’s life and music. In: STANLEY, Glenn (Ed). The Cambridge Companion to Beethoven. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 3-13.

SZABO, Edward. The Violoncello-Piano Sonatas of Ludwig van Beethoven. Dissertation, Teacher’s College, Columbia University, New York, 1966.

WATKINS, David. Beethoven’s sonatas for piano and cello: aspects of technique and performance. In: STOWELL, Robin (Ed.). Performing Beethoven. Cambridge Studies in Performance Practice, V.4. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Perspectivas sobre a Segunda e Terceira Fase de Beethoven: Desenvolvimentos em sua Escrita para Violoncelo nas Sonatas Op. 69 e Op. 102. (2020). Revista Música, 20(2), 223-238. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176085