Etnomusicologia

Autores

  • Jean-Jacques Nattiez Universidade de Montreal, Canada
  • Marcos Branda Lacerda Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música
  • Lucas de Lima Coelho Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes https://orcid.org/0000-0002-8129-2097

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176385

Palavras-chave:

Etnomusicologia, História da etnomusicologia, Método da etnomusicologia, Musicologia geral

Resumo

A etnomusicologia estuda a música de diversos grupos étnicos e comunidades culturais de todo o mundo. Oscilando, ao longo de seu percurso histórico, entre a análise científica de sistemas musicais e a descrição etnográfica de seus contextos socioculturais, a etnomusicologia é não só um ramo da musicologia, como também um ramo da antropologia ou da etnologia. O presente texto apresenta um histórico da etnomusicologia, seus métodos e objetos de pesquisa e descreve o trabalho desempenhado pelo etnomusicólogo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean-Jacques Nattiez, Universidade de Montreal, Canada

    Jean-Jacques Nattiez é um semiólogo musical ou semiótico e professor de musicologia na Universidade de Montreal. Estudou semiologia com Georges Mounin e Jean Molino e semiologia musical com Nicolas Ruwet. Ele é um especialista notável nos escritos do compositor e maestro Pierre Boulez.

  • Marcos Branda Lacerda, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música

    Marcos Branda Lacerda,  compositor e musicólogo, é professor Titular do Departamento de Música da ECA/USP. Realizou seu doutorado na Universidade Livre de Berlim. Publicou em Hamburgo um trabalho sobre música Iorubá, assim como CDs musicológicos pela Smithsonian Institution e Funarte. Dedicou-se também ao estudo da harmonia em repertório do século XX. Dirigiu os trabalhos de recuperação do acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mario de Andrade e editou uma signifcativa antologia para o Centro Cultural São Paulo e SESC-SP. Foi curador da coleção de CDs Música da câmara brasileira, patrocinada pela Petrobras. Fundou o Selo LAMI e o Laboratório de Acústica Musical e Informática ECA/USP e recebeu o Award for Distinguished Service da Association for Recorded Sound

  • Lucas de Lima Coelho, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA/UNESP). Bacharel em Música, com habilitação em composição, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É assistente de direção artística e arquivista musical da OCAM - Orquestra de Câmara da ECA/USP. Desenvolve pesquisas na área de documentação musical.

Referências

AROM, Simha. Polyphonies et polyrythmies d’Afrique centrale: Structure et méthodologie. 2 vol.. Paris: SELAF, 1985.

BLACKING, John. How Musical is Man?. Seattle: Univ. Of Washington Press, 1973.

BRAILOIU, Constantin. Problèmes d’ethnomusicologie. reimpr. Genève: Minkoff, 1973.

CHARNASSÉ, Hélène (éd.). Aspects de la recherche musicologique au Centre national de la recherche scientifique. Paris: CNRS, 1984.

CHENOWETH, Vida. The Usarufas and their Music, Dallas: SIL Museum of Anthropology, 1979.

DE COPPET, Daniel; ZEMP, Hugo, ‘Are ‘are: un peuple mélanésien et sa musique. Paris: Le Seuil, 1978.

DANIÉLOU, Alain. La Musique de l’Inde du Nord, Paris: Buchet-Chastel, 1985.

DEHOUX, Vincent, Chants à penser Gbaya, Centrafrique. Paris: SELAF, 1986.

FELD, Steven, Sound and Sentiment, 2. ed. Philadelphia: Univ. of Pennsylvania Press, 1990.

GERGELY, Jean. Bartók et le folklore musical, Paris: Richard-Masse, 1980.

HERZOG, George; HALPERT, Herbert. Folk Tunes from Mississippi, New York: Da Capo Press, 1977. Publicado originalmente em 1937.

HOOD, Mantle. The Ethnomusicologist. New York: McGraw-Hill, 1971.

KUNST, Jaap. Ethnomusicology, Irvine (California): Reprint Services Corp., 1988.

LE QUELLEC, Jean-Loïc (éd.). Collecter la mémoire de l’autre. Niort: Geste, 1991.

LOMAX, Alan. Folksong Style and Culture. New Brunswick (N.J.): Transaction Publ., 1978. Publicado originalmente em 1968.

LORTAT-JACOB, Bernard. Musique et fêtes au Haut-Atlas. Paris: Société française de musicologie, 1980. Coleção Les Cahiers de l’homme.

LORTAT-JACOB, Bernard. L’improvisation dans les musiques de tradition orale. Paris: SELAF, 1987.

MAIOLI, Walter. Son et musique: leur origines. Paris: Flammarion, 1991.

MCALLESTER, David P.; KOETTING, James T.; RECK, David; SCOLIN, Mark. Worlds of Music. New York: Schirmer Books, 1984.

NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology. Urbana: Univ. of Illinois Press, 1983.

NETTL, Bruno; BOHLMAN, Philip V. Comparative Musicology and Anthropology of Music. Chicago: Univ. of Chicago Press, 1991.

ROUGET, Gilbert. La Musique et la transe. Paris: Gallimard, 1990.

SACHS, Curt. Rhythm and Tempo. New York: Columbia Univ. Press, 1988.

SCHAEFFNER, André. Origine des instruments de musique: introduction à l’histoire de la musique instrumentale. 2. ed. Paris: Mouton, 1980.

SEEGER, Charles. Studies in Musicology. Berkeley (LA): Univ. Of California Press, 1977.

TRÂN, Van Khê; TRÂN, Quang Hai. Tran Van Khê et le Viet Nam. Paris: La Revue musicale, 1987.

ZEMP, Hugo. Musique Dan. Paris: Mouton, 1971. Coleção Les Cahiers de l’homme.

Downloads

Publicado

2020-12-20